Alemanha apresenta rede salafista conectada a ato terrorista em Berlim

Capturado em novembro, "número um do EI" na Alemanha mantinha rede extremista em nível nacional. Nome dele aparece repetidamente em conexão com atos terroristas, inclusive contra o mercado de Natal em Berlim.

Anis Amri, presumível autor do atentado a feira de Natal em Berlim

Desde que o pregador salafista Abu Walaa foi preso, há algumas semanas, sua conta no Facebook perdeu muitos amigos. Antes eram cerca de 25 mil, após a captura a conta foi encerrada. Na nova, que foi aberta em seguida, menos de mil acompanham o que ele posta, ou provavelmente postam em seu nome. Entre os conteúdos, conclamações à prece (dua) e dicas sobre como neutralizar magia (shir).

Abu Walaa, cujo nome completo é Ahmad Abdulaziz Abdullah, é considerado o "número um" da organização jihadista "Estado Islâmico" (EI) na Alemanha. A Procuradoria Federal o acusa de ser o cabeça de uma rede salafista voltada a recrutar combatentes para a milícia terrorista. Em 8 de novembro de 2016, as autoridades finalmente detiveram o fundamentalista e quatro outros presumíveis recrutadores terroristas.

Conexões com Anis Amri

No contexto de investigações antiterrorismo têm surgido repetidamente conexões com os círculos salafistas do iraquiano de 32 anos. Segundo veículos de imprensa, também o principal suspeito do atentado a uma feira natalina de Berlim, Anis Amri, morto na Itália nesta sexta-feira (23/12), teria mantido contato com essa rede.

O site alemão de notícias Focus Online noticiou, com base em declarações de um informante do Departamento Estadual de Investigações da Renânia do Norte-Vestfália, que o grupo de Abu Walaa teria tentado várias vezes enviar Amri clandestinamente para o EI na Síria. Além disso, o presumível terrorista de Berlim comentou diversas vezes sobre seus planos de atentado, dentro da rede do líder terrorista iraquiano. Reportando-se às investigações em curso, a Procuradoria Geral da República, sediada em Karlsruhe, recusou-se a comentar essas informações da mídia alemã.

A associação Círculo Islâmico de Língua Alemã (DIK), em Hildesheim, onde Abu Walaa pregou por diversas vezes, é citada como um importante núcleo da rede liderada pelo terrorista de 32 anos. Segundo o secretário do Interior da Baixa Saxônia, Boris Pistorius, a mesquita seriam um "hotspot da cena salafista radical, em nível nacional".

Em julho, a polícia deu uma batida na casa de orações e nas residências de oito membros da diretoria do DIK. Lá, cerca de 20 homens teriam se radicalizado e se afiliado ao EI. Há três anos, os órgãos de segurança interna observam a associação extremista, e um processo de interdição está em andamento.

O DIK de Hildesheim possui também ligações com a associação salafista Helfen in Not (Ajudar na necessidade), com sede na cidade de Neuss, na Renânia do Norte-Vestfália. Já em 2013, o Departamento Estadual de Proteção da Constituição advertia sobre as "metas extremistas, salafistas" perseguidas por essa organização, de cujos eventos de gala em favor da Síria participaram vários pregadores do salafismo. A Helfen in Not organiza, ainda, assim chamados "comboios de ajuda", em que são levados até a Síria gêneros de primeira necessidade, financiados com doações.

O relatório atual do Departamento de Proteção da Constituição da Baixa Saxônia reconhece que é difícil verificar, em cada caso, se os artigos enviados servem exclusivamente para minorar o sofrimento da população civil ou se grupos jihadistas são apoiados com eles.

No processo contra o pregador salafista Sven Lau, acusado de terrorismo, uma testemunha-chave depôs que também "combatentes de Alá" seriam traficados nos comboios da Alemanha para a Síria.

Aliados e opositores na cena salafista

Consta também fazerem parte da rede de Abu Walaa os salafistas Hasan C., de Duisburg, e Boban S., de Dortmund, capturados simultaneamente com o iraquiano, em novembro último.

Na cidade renana em que vivia, Hasan C. mantinha uma agência de viagens em cujos fundos funcionava um centro de radicalização para jovens – entre os quais, os dois autores do atentado a bomba contra um templo sikh em Essen, em abril de 2016.

Boban S., por sua vez, teria doutrinado radicais islâmicos numa mesquita em Dortmund. Segundo a mídia alemã, Anis Amri teria morado durante um período na casa do salafista.

Em contrapartida, Abu Walaa não mantém boas relações com Pierre Vogel, considerado o salafista mais conhecido da Alemanha. Por diversas vezes, este condenou os atentados terroristas no Ocidente, o que lhe valeu ataques veementes por parte de simpatizantes do EI da Alemanha.

Esse antagonismo resultou numa espécie de guerra no YouTube, com Vogel criticando explicitamente o EI em vídeo e insinuando que Abu Walaa simpatizaria com a organização terrorista. Em sua "resposta a Pierre Vogel", o salafista iraquiano acusava "alguns" de colaborar com os kuffar (infiéis), atraiçoando a umma (comunidade religiosa muçulmana).