Fórum Social das Resistências reafirma luta contra o capitalismo

O Fórum Social das Resistências é um espaço que ocorre dentro dos marcos do Fórum Social Mundial e que debaterá, na cidade de Porto Alegre (RS) entre os dias 17 e 21 de janeiro, condições e perspetivas da luta anti-capitalista, em um cenário de intensificação da miséria e do conservadorísmo. O encontro acontece em contraposição direta ao Fórum Econômico Mundial, realizado na mesma data na cidade de Davos, na Suíça.

Fórum Social das Resistências reafirma luta contra o capitalismo - Reprodução

Segundo os organizadores, o Fórum é uma iniciativa que busca contribuir para a construção da unidade do campo democrático e popular no apoio e solidariedade as resistências históricas dos Povos Indígenas e dos Povos de Matriz Africana, como as resistências da classe trabalhadora, das mulheres, das juventudes, das pessoas em situação de rua, das pessoas defensoras dos direitos humanos, do meio ambiente e de todas causas humanistas que resistem pelo mundo. 

Na edição de 2016, o fórum contará com debates a respeito da luta dos movimentos sociais, mulheres, meio ambiente, intolerância religiosa, saídas econômicas, o papel da esquerda, entre outros temas que fazem resistência ao sistema vigente.

Histórico 

Lançado em 2001, o Fórum Social Mundial (FSM), ocorrido em Porto Alegre, despontou como uma alernativa de resistência, no sentido de elaborar alternativas para uma transformação social global. Um dos objetivos principais do FSM daquele ano foi o de estabelecer uma oposição ao Fórum Econômico Mundial de Davos. 

O fórum é anual e, em 2004, foi decidido pela internacionalização do encontro, ocorrendo desde então edições na Ásia, África e América Latina. 

Clique aqui e confira a íntegra da programação