Cenas do antigo futebol inglês
Em tempos de campeonato inglês com quase nenhum jogador da Inglaterra no campo, clubes que emergem de anos na segunda divisão para figurar entre os maiores do mundo com rios de dinheiro por trás, como o Manchester City, e onde torcedores assistem partidas de futebol da mesma forma que peças de teatro, o livro de fotos “Football – The Golden Age”, apresenta quase um outro esporte. Como a própria publicação traz em sua capa, “imagens extraordinárias de 1900 até 1985”.
Publicado 19/01/2017 18:05

Como o próprio organizador do livro, John Tennant, afirma em sua apresentação, trata-se de um tempo onde fotógrafos iam para o campo com 10 fotos disponíveis para o jogo todo. E acredito que ter a opção de tirar mais de 10 fotos por conta do avanço da tecnologia não seja necessariamente um problema, embora eu realmente ache que assistir futebol da forma como se assiste um filme no cinema realmente não combine. O outro texto de apresentação da obra ficou a cargo de Rodney Marsh, atacante que começou no Fulham, mas que marcou a maior parte de seus gols no Queens Park Rangers.
Tennant ainda aponta em sua breve apresentação que o livro vai além de gols no último minuto e resultados das partidas, as imagens apresentam o futebol inglês do século passado e as pessoas que davam brilho e tornavam o esporte o mais popular do país.
Publicação, com 370 páginas de fotos, mais do que recomendada para quem ama futebol, e sim, sem querer ser romântico, para quem sente falta de arquibancadas de concreto e áreas do goleiro enlamaçadas… Abaixo reproduzo apenas algumas das incríveis imagens do livro.
![]() |
O responsável pelo fardamento do Portsmouth, Bill Wright, prepara as chuteiras da equipe em dezembro de 1952. |
![]() |
Torcedores do Tottenham Hotspur protestam contra o reduzido número de ingressos recebidos pela torcida para a final da FA Cup contra Burnley em abril de 1962. |
![]() |
Torcedores lotam as arquibancadas para assistir a partida entre Cardiff City e Chelsea em março de 1921. |
![]() |
Torcedor do Manchester United escala as paredes do Wembley para tentar assistir a final da European Cup entre sua equipe e o Benfica em maio de 1968. |