Sense 8, um devaneio adolescente sem sentido

Em Sense8 os desconhecidos Will (um policial de Chicago), Riley (uma DJ de Londres), Nomi (uma blogueira transexual de San Francisco), Lito (um ator da Cidade do México), Sun (uma executiva de Seul), Capheus (um motorista de Nairóbi), Kala (uma química de Mumbai), e Wolfgang (um outsider de Berlim) desenvolvem sensações em comum. Todos também têm a visão de mulher, Angélica, caçada e presa por uma organização secreta.

Por Carolina Maria Ruy

Sense 8 - Divulgação

A série mostra a história de cada um. Diferentes culturas pulsam ao redor de cada personagem. Ação policial, criatividade, emancipação, drama, glamour, frieza, eficiência, violência, preconceitos, tradições etc. Mas acima de seus contextos e mesmo vivendo em distantes pontos da Terra eles desenvolvem uma conexão e chegam a intervir nas vidas uns dos outros.

A produção moderna e caprichada é, certamente, um dos principais atrativos da série. A rápida transição entre extremos do planeta dá a sensação de que o mundo é um corpo, com suas células integradas e em constante movimento.

É legal uma série mostrar várias culturas no mesmo patamar, biotipos tão diversos e também a diversidade sexual, um dos seus principais temas.

Pode ser até bonita a ideia de que o ser humano está acima das diferenças regionais, sociais, geográficas e culturais. Mas não acrescenta em nada à compreensão da vida real, do mundo concreto, material, com limitações a serem concretamente superadas.

Esta comunhão cósmica, colocada em uma obra como superação dos problemas, parece mais um escapismo, um devaneio adolescente para um mundo que dispensa fronteiras, burocracias e formalidades.

Sense8 pretende ser uma ode ao multiculturalismo e à diversidade. Mas o resultado é uma série que, ao pretender ser muita coisa, torna-se infantil e sem sentido.

Sense8

EUA, 2015
Direção: The Wachowskis, J. Michael Straczynski
Elenco: Doona Bae, Jamie Clayton, Tina Desai, Tuppence Middleton, Max Riemelt, Miguel Ángel Silvestre, Brian J. Smith
Duração: 45 min

Assista ao trailer da 1ª temporada: