Morre, aos 77 anos, John Hurt, ator de "O Homem Elefante"

O ator britânico John Hurt (Shirebrook, 1940), duas vezes nomeado ao Oscar pelas suas atuações em O expresso da meia-noite (1978) e O homem elefante (1980), morreu aos 77 anos. Hurt havia recentemente superado um câncer de pâncreas.

John Hurt - Foto: JOEL RYAN/AP

O autor participou de uma longa lista de filmes, de Alien, o oitavo passageiro – com a lendária cena em que um monstro sai do seu estômago – a três dos filmes da saga de Harry Potter, no papel de Garrick Olivaras, o fabricante de varinhas mágicas. Uma de suas últimas aparições na telona havia sido em Jackie (2016), um drama biográfico sobre a viúva do ex-presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, dirigido pelo chileno Pablo Larraín e protagonizado por Natalie Portman.

Em junho de 2015, Hurt revelou que havia sido diagnosticado com câncer de pâncreas em fase inicial. "Estou sob tratamento e estou mais do que otimista com um resultado satisfatório, assim como a equipe médica", afirmou o ator, na época com 75 anos. Em outubro daquele mesmo ano, anunciou que havia superado a doença.

Um dos papéis mais aclamados do homem nomeado sir pelo Império Britânico foi o do deformado John Merrick, em O homem elefante, de David Lynch. Veja abaixo o trailer deste filme.