Movimento Sem Terra celebra 30 anos do Setor Educação

Até o dia 30 de janeiro acontecem no Centro de Formação Maria Olinda – Ceforma, no município de São Mateus, norte do Espírito Santo, as atividades da 5ª Turma do Curso Nacional de Pedagogia do Movimento Sem Terra MST).

bandeira do mst

O curso conta com a participação de 224 pessoas de 16 estados, (AL, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MS, PE, PI, PR, RN, RJ, RS, SP e BA), em sua maioria educadores e educadoras que atuam em escolas de Assentamentos e Acampamentos, estudantes e militantes de outros setores da organização.

O objetivo é reunir militantes e educadores para aprofundar conhecimentos em torno do Projeto Educativo do MST e celebrar os 30 anos do Setor de Educação do Movimento.

Historicamente, o estado do Espírito Santo é emblemático nesse processo formativo, pois foi neste estado que se realizou o I Seminário Nacional de Educação do Movimento abordando o Tema: “O que queremos com as escolas dos assentamentos/acampamentos”.

A partir daí, houve a formação do Coletivo Nacional de Educação do MST em 1987. Assim, os sujeitos Sem Terra estão reunidos na V Turma de Pedagogia do MST para o estudo e reflexão das práticas políticas e pedagógicas, no intuito de fortalecer a Pedagogia do MST e impulsionar a luta da classe trabalhadora. O curso iniciou-se no dia 16.