Exército sírio assume controle de ampla área ao leste de Alepo
O Exército sírio e milícias aliadas controlam mais de 30 povoados e várias terrenos estratégicos em posições mais altas no campo leste de Alepo, depois de ferozes batalhas com elementos do Estado Islâmico, Daesh, por sua sigla em árabe, segundo fontes militares.
Publicado 03/02/2017 12:28

As tropas do Exército avançaram 16 quilômetros e ampliaram uma frente de até 25 quilômetros de largura, o que significa uma superfície com mais de 250 quilômetros em quase 20 dias de combate, confirmaram as partes.
De acordo com as informações, foram destruídas dezenas de quilômetros de fortificações, túneis e trincheiras ao longo dessa frente, além de neutralizar quatro mil artefatos explosivos depois de controlar a estrada Alepo-Al Bab.
Esta última cidade, com cerca de 150 mil habitantes, está situada 40 quilômetros ao nordeste de Alepo e pertence a essa província fronteiriça com a Turquia, cujas tropas se mobilizaram para a região norte depois de irromper em território sírio desde agosto de 2016.
A Síria denunciou reiteradamente a invasão e permanência de tropas turcas nessa região com o pretexto de atacar o Daesh, cujos efetivos se retiraram inclusive da cidade de Jarablus 'cedida' pelo regime de Ancara a grupos oposicionistas das chamadas Forças Democráticas Sírias.