Movimentos lamentam morte de Marisa e prestam solidariedade à família

Diversas entidades dos movimentos sociais, desde a quinta-feira (3), emitem notas de pesar pelo falecimento da ex primeira-dama Marisa Letícia, devido a um Acidente Vascular Cerebral e também prestam solidariedade ao ex-presidente Lula. 

Marisa Letícia - Divulgação

A União Brasileira de Mulheres (UBM) relembrou na nota de pesar o papel de destaque de Marisa à frente do Partido dos Trabalhadores, " O pesar nos toma quando lembramos a mulher de fibra, a trabalhadora e militante incansável que o Brasil perde, quando pensamos em seus quatro filhos, netos e o marido, que estarão privados de sua presença forte e amorosa. A indignação advém do fato de que, certamente, a campanha midiática difamatória e as perseguições judiciais — sem uma única prova sequer — a que vêm sendo submetidos seu marido, filhos e ela própria, foram decisivos para a deterioração de sua saúde, conduzindo-a ao falecimento com apenas 66 anos de idade. Por trás do AVC hemorrágico que a vitimou, estão as pressões da injustiça brutal e as arbitrariedades a que vinha sendo submetida, ela e sua família, o desgosto de ver seus filhos e marido indiciados criminalmente sem direito a defesa, o horror do fascismo despudorado.

Apoiava de todas as formas o marido, que, de líder sindical chegou a primeiro presidente da República de origem operária — e o que mais fez pelos direitos do povo e das mulheres. Sem dúvidas, sem a presença de Marisa Letícia, tal trajetória não seria possível. Durante 43 anos, ela foi o esteio do presidente Lula. Dos cuidados mais prosaicos como a limpeza da casa, das roupas e o cozinhar — tarefas tão importantes quanto invisíveis — às observações que dirigia ao marido, Dona Marisa era uma mulher discreta e reservada, mas de opinião forte e crítica, além de notável senso prático. Foi ela quem estampou mais de 20 mil camisetas da campanha de Lula para deputado federal em 1986. Despedimo-nos desta grande brasileira enviando nossos mais solidários pensamentos e nossa firme disposição para lutar contra a perseguição fascista ignominiosa ao grande companheiro e presidente Lula e sua família. ", diz um treho do comunicado. 

Unegro 

A União de Negros pela Igualdade (Unegro) também manifestou pesar pela morte de Letícia. "Consideramos importante refletir sobre a perseguição, o preconceito e o ódio dirigidos à sua família pela mídia, protagonizados por um extrato fascista e golpista que cresce vertiginosamente na sociedade brasileira. Nós, negras e negros deste país, sabemos, por sentir na pele, que o ódio gera sofrimento, levando, em alguns casos, a perdas inestimáveis. Manifestamos nossa solidariedade ao presidente Lula, à sua família e ao povo brasileiro que nessa data também perdem um ente querido. No dia de Yemanjá (2) – a Orixá da maternidade – desejamos que nossos ancestrais e todas as Yabás a recebam no Orun com a reverência que os grandes merecem", afirma a entidade. 

Conam 

A Confederação Nacional das Associações de Moradores destacou a importância de Marisa nos movimentos sociais. "Ela cumpriu um papel importante em sua trajetória, presente em todas as lutas desde muito jovem, quando conquistou o apoio de outras mulheres a participarem do movimento sindical no ABC paulista, até o enfrentamento às injustas perseguições sofridas por ela e sua família nos últimos meses. Corajosa, solidária, guerreira, trabalhadora e incansável militante das causas sociais, dedicou sua vida à sua família e aos menos favorecidos, sempre na busca de um país mais justo e igualitário. Nossa solidariedade ao ex-presidente Lula, familiares e amigos de Dona Marisa.", salientam. 

Quadro clínico 

A ex-primeira dama Marisa Letícia Lula da Silva irá passar por dois exames nesta sexta-feira (3) para comprovar que houve morte cerebral, no Hospital Sírio Libanês (SP).