Ataque aéreo em Gaza mata dois palestinos

Um ataque aéreo realizado supostamente por Israel nesta quinta-feira (9) perto da fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egito causou a morte de dois palestinos.

Destruição provocada por ataques israelenses na Faixa de Gaza

Segundo o porta-voz do Ministério de Saúde de Gaza, Ashraf Ao Qidra, o bombardeio de um túnel que ligava a cidade ao território egípcio da península do Sinai provocou ferimentos em outros cinco palestinos.

Meios de comunicação israelenses alegam que o ataque ao túnel se produziu como "resposta" a foguetes supostamente lançados desde a península do Sinaí para a cidade de Eilat, no sul de Israel, cuja autoria foi reivindicada pelo Estado Islâmico.

Ao menos três dos quatro mísseis foram interceptados pelo sistema de defesa aéreo israelense Cúpula de Ferro.

De outro lado, um porta-voz do exército israelense negou à agência palestina Maan que as Forças Armadas estivessem envolvidas no ataque aéreo.

Na segunda-feira (6) vários ataques israelenses contra Gaza causaram ferimentos em dois palestinos depois que, segundo a imprensa de Telavive, um foguete disparado desde a Faixa caísse na zona de Ashkelon.

O Centro de Direitos Humanos Al Mezan, com sede em Gaza, manifestou na véspera sua preocupação de que, com suas ações recentes, Israel poderia estar iniciando uma ofensiva militar contra a Faixa.

O Centro pediu à comunidade mundial que "aja com prontidão contra a escalada militar de Israel, e cumpra com suas obrigações de proteger civis e garantir o respeito das normas do direito internacional".

Meios de imprensa palestinos lembram que os túneis que ligam a região com o Sinai são utilizados pelo movimento Hamas (que desde 2007 governa Gaza) como via de rendimentos de dinheiro e recursos -incluídos alimentos e medicamentos – para a Faixa, bloqueada por Israel há uma década.

Fonte: Prensa Latina