Ford paralisa produção e concede férias para 3 mil trabalhadores

A montadora Ford decidiu conceder férias coletivas para cerca de 3 mil trabalhadores em sua fábrica em São Bernardo do Campo (SP), no ABC paulista. Com isso, os funcionários não irão trabalhar entre os dias 6 a 31 de março. A empresa disse que adotou a medida para ajustar o volume de produção à demanda do mercado.

Trabalhadores da Ford em São Bernardo prometem resistir ao golpe - CUT

Além disso, a Ford é a segunda montadora com mais operários em layoff, que tem seus contratos de trabalhos suspensos, com 710 pessoas. O número corresponde a 18% de seus 4 mil funcionários, sendo que 450 estão afastados desde outubro e outros 260 desde janeiro do ano passado.

A empresa está concedendo férias coletivas pela segunda vez em menos de dois meses. A última foi entre os dias 26 de dezembro e 6 de janeiro de 2017.

Também no ABC, a General Motors estendeu por 70 dias a manutenção de 751 operários no regime de layoff em São Caetano do Sul (SP). O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (Smabc) firma que prazo do layoff se encerrou na última quinta (9). A empresa também pretende abrir um Programa de Demissão Voluntária (PDV).

Cerca de 9,5 mil trabalhadores da fábrica de São Caetano entrarão em férias coletivas de 7 a 26 de março. Em São José dos Campos, 2,2 mil funcionários também terão férias coletivas, de um total de 5 mil trabalhadores.

O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região afirma que as férias foram provocadas pelo cancelamento da exportação de 15 mil veículos para o México, e diz que irá pedir uma audiência com os Ministérios da Indústria e Comércio e com o Itamaraty para discutir o tema.