Indicação de Velloso irrita bancada do PMDB: “Aécio é um traidor”

A decisão de convidar o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Velloso para assumir o Ministério da Justiça – no lugar de Alexandre de Moraes – agradou os tucanos, aliados de Michel Temer (PMDB) no golpe. Mas desagradou a bancada do PMDB na Câmara dos Deputados.

Temer Cunha Lima e Aécio - Fabio Rodrigues Agência Brasil

De acordo com fontes citadas pela grande mídia, parlamentares estavam irritados com a confirmação de que Temer convidou Velloso, atendendo a indicação do PSDB. A grita foi tanta, que alguns deputados peemedebistas estão chamando o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), de “traidor”.

Isso porque a bancada do PMDB travava uma queda de braço com os tucanos pelo Ministério da Justiça, antes ocupado por Moraes que era do PSDB, já que a legenda levou a Secretaria de Governo, com a nomeação do deputado Antonio Imbassahy (BA).

A expectativa era de que a indicação do próximo ministro seria de um nome do PMDB, sendo que o mais cotado era o do deputado Rodrigo Pacheco (MG).

Para a bancada, Temer cedeu à pressão dos tucanos, enfraquecendo a correlação de forças da legenda que, apesar de ter a Presidência da República, está sendo tratada como “coadjuvante” pelo Palácio do Planalto e pelos tucanos. Eles justificam que os espaços de “força política” são a presidência da Câmara, hoje com o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ); a Secretaria de Governo; a liderança do governo (PSC); ou ministérios “robustos”, como Saúde (PP), Educação (DEM) e Cidades (PSDB).

A choradeira peemedebista reforça o discurso da presidenta eleita Dilma Rousseff, que apontou com uma das causas do impeachment o fato de não ter cedido às chantagens de setores que compunham a base do governo.