Eleições: Partido de Rafael Correa conquista maioria parlamentar

O Conselho Nacional Eleitoral do Equador (CNE) ainda não divulgou se haverá segundo turno para as eleições presidenciais, mas já é possível saber quem terá maioria no parlamento. Com 63,75% das urnas apuradas, a Aliança País, coalizão do presidente Rafael Correa, junto à força aliada Pátria Altiva e Soberana lidera com 38,50% dos votos.

Parlamento no Equador - Divulgação

Em sua conta no Twitter, Rafael Correa comemorou o resultado apurado até o momento. Segundo ele, dos 137 assentos do Parlamento, a Aliança País já teria conquistado pelo menos 75.

Em segundo lugar está principal partido opositor, o Creo, de Guillermo Lasso, com 21,65% dos votos e em terceiro o Partido Social Cristão, com 13,37%.

A contagem parcial dos deputados estaduais também apresenta vantagem para a ala governista. Das 24 províncias a Aliança País lidera em 16.

Mais de 12 milhões de equatorianos foram às urnas neste domingo (19) para eleger o novo presidente, parlamentares da Assembleia Nacional e representantes do Parlamento Andino.

Até o momento ainda não se sabe se a eleição presidencial irá a segundo turno ou se o candidato apoiado por Correa, Lenín Moreno, será o escolhido, com mais de 80% das urnas apuradas ele segue com larga vantagem sobre seu opositor Guillermo Lasso.