Carlos Felipe lamenta fechamento de hospitais polo no Ceará

O deputado estadual Carlos Felipe (PCdoB) lamentou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da última terça-feira (21), a ameaça de fechamento dos hospitais polo geridos por fundações e santas casas no interior do Estado. Segundo o parlamentar, existe esse indício de fechamento porque alguns dos novos prefeitos que assumiram não querem assumir as dívidas anteriores dessas instituições.

Carlos Felipe

Carlos Felipe explicou que, dos 36 hospitais polo do Ceará, 20 são geridos pelas fundações e santas casas. Segundo auditoria feita pela Secretaria de Saúde do Estado, essas instituições fazem procedimentos em custos até 50% mais baixos que a rede pública. “A gestão desses hospitais é enxuta e oferta serviço bom. Merece todo o nosso reconhecimento e respeito, e é lamentável o fechamento desses hospitais”, ressaltou.

O parlamentar salientou que, nos municípios de Barbalha e Aracati, por exemplo, os hospitais só funcionarão até o dia 1° de março. “Os prefeitos não podem ignorar as dívidas dessas instituições. Quando você assume uma prefeitura também precisa assumir os compromissos”, assinalou.

O deputado também lamentou a escassez no repasse de recursos do para a saúde. “O Governo Federal precisa resolver isso. O Governo de Michel Temer aumentou este ano o recurso para a saúde, mas, ano que vem, vai diminuir esses recursos, e a situação vai ficar muito grave”, afirmou. Carlos Felipe observou que o Brasil só investe 3,9% do Produto Interno Bruto (PIB) na saúde. Disse ainda que é contra o corte de orçamento, por parte do Governo do Estado, dos hospitais regionais e Unidades de Pronto Atendimento. “Tenho certeza que o Governo do Estado vai rever essa demanda, e não será necessário debater mais esse assunto de cortes”, disse.

Em aparte, o deputado Capitão Wagner (PR) parabenizou o pronunciamento do parlamentar. “O deputado tem preocupação de debater temas relevantes sobre a saúde na tribuna e também tem a preocupação de trazer demandas e soluções”, assinalou.

O deputado Joaquim Noronha (PRP) ressaltou que tem muito respeito e admiração pela empresa Marquise, numa referência à citação de Heitor Férrer em pronunciamento anterior . “Respeito a empresa, mas também respeito muito o prefeito Naumi Amorim. Sei que esse gestor vai fazer uma grande administração e tomar as decisões corretas.