Finalmente, Janot chama Aécio Neves para depor no inquérito de Furnas

Segundo informações divulgadas pelo Estadão, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que intime o presidente nacional do PSDB, o senador Aécio Neves (MG), para depor no inquérito que investiga a existência de um suposto esquema de corrupção em Furnas.

Mendes arquiva segundo pedido de abertura de inquérito contra Aécio - Brasil 247

O pedido foi protocolado no STF na última quinta-feira (23), no inquérito que apura as suspeitas de que Aécio teria se beneficiado de um esquema de corrupção na estatal.

Caso Gilmar autorize o pedido, será a primeira vez que o tucano irá depor sobre o caso de Furnas desde que foi citado em 2005, na CPI Mista dos Correios. No entanto, a investigação contra Aécio foi aberta somente em maio de 2016, com base na delação de Delcídio Amaral

Em dezembro do ano passado, Aécio depôs à PF em outro inquérito, no qual é investigado por supostamente atuar para “maquiar” dados da CPI Mista que poderiam implicar tucanos.

Na versão apresentada pelo delator e lobista Fernando Moura, Aécio teria pedido que o então diretor de Engenharia de Furnas Dimas Toledo fosse mantido no cargo ao então ministro chefe da Casa Civil, José Dirceu.

Moura contou em depoimento que avisou Dimas Toledo, suspeito de operar o esquema de propinas em Furnas, de sua permanência no cargo na época e que teria sido avisado por ele que haveria uma divisão de propina.