Xi Jinping pede a intelectuais para participar na inovação

O presidente chinês Xi Jinping visitou no sábado (4) os membros da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês (CCPPCh) que participaram da 5º sessão da 12ª CCPPCh, tendo assistido a reuniões conjuntas para ouvir as suas opiniões e sugestões.

Por Zhao Cheng, no Diário do Povo

Xi Jinping, em sessão da COnferencia Consultiva Política do Povo Chinês - www.cnews.cn

Xi disse esperar que os intelectuais chineses participem ativamente em práticas de desenvolvimento inovador, acumulem mais conhecimento e reforcem a consciência e capacidade de inovação, com base em parâmetros como competitividade econômica, restrições do desenvolvimento social e desafios importantes da segurança nacional.

Xi enfatizou que toda a sociedade deve seguir de perto e respeitar os intelectuais, proporcionando um ambiente social salutar, a fim de que estes possam demonstrar o seu talento e capacidade na sua plenitude.

Xi apontou que este é um ano importante para a concretização do 13º Plano Quinquenal, bem como o ano do aprofundamento da reforma do lado da oferta, existindo ainda vários problemas por analisar e resolver.

De acordo com o presidente, é necessário convergir esforços no sentido de garantir a realização do 13º Plano Quinquenal, as metas do desenvolvimento socioeconômico delineadas para este ano, elaborar novos métodos de desenvolvimento econômico sustentável, e garantir a estabilidade e harmonia social através da apresentação de sugestões pragmáticas e eficazes.

O membro da CCPPCh e vice-presidente da Associação de Escritores de Shanghai, Zhao Lihong, disse ao Diário do Povo que os profissionais da cultura da China devem mover diligências no sentido de materializar o espírito do discurso de Xi, desempenhando o seu papel criador, idealizando obras singulares, imbuídas com elementos culturais chineses.

O vice-presidente do Comitê Provincial da CCPPCh de Jiangsu, Zhou Jianmin, comentou em uma entrevista concedida ao Diário do Povo que atualmente, com o rápido desenvolvimento científico e tecnológico do país, é premente perceber que a China ainda tem disparidades e insuficiências na área de inovação original, e que os intelectuais, deste modo, devem responder ativamente, criando novas práticas de desenvolvimento, baseado na inovação.