No Twitter, Temer tenta remendar discurso machista sobre mulheres

Na tentativa de retratar o discurso feito em cerimônia do Dia Internacional da Mulher, em que destacou a importância da mulher na sociedade por seu papel nas tarefas domésticas, Michel Temer (PMDB) publicou em seu Twitter nesta quinta-feira (9) que deseja que elas tenham direitos iguais em casa e no trabalho.

Temer no twitter sobre mulher - Reprodução

Em um evento em homenagem à data na quarta (8), Temer afirmou que a mulher tem “grande participação” na economia porque “ninguém mais é capaz de indicar os desajustes de preços no supermercado do que a mulher”.

Nesta quinta, no Twitter, Temer disse que seu governo “fará de tudo para que mulheres ocupem cada vez mais espaço na sociedade” e “que as mulheres tenham direitos iguais em casa e no trabalho”.

Mas a suposta retratação virou palavras ao vento. Diversos veículos de comunicação estrangeiros publicaram reportagens repercutindo as críticas contra Temer.

“Presidente brasileiro é criticado ao elogiar as habilidades das mulheres no supermercado”, disse a CNN, que afirmou que Temer “despertou uma onda de raiva” após o discurso “com suas referências ao papel doméstico da mulher”.

Em reportagem com o título “Temer irrita mulheres com elogio às suas habilidades no supermercado”, o The New York Times repercutiu o assunto, lembrando que Temer assumiu em maio sem ter uma mulher nomeada para seu ministério.

No Reino Unido, os jornais Telegraph e Independent também repercutiram o assunto, destacando que Temer já é impopular por seu papel no golpe contra a primeira presidente mulher do Brasil.

Aliás, a frase de Temer evidencia a face de gênero do golpe. Ter uma mulher no comando do país incomodava e muito. A carta escrita por ele, dirigida à presidenta Dilma e vazada meses antes do impeachment, ganha outros contornos na dinâmica do golpe.