Rússia e Turquia concluem normalização das relações

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o seu homólogo Recep Tayyip Erdogan, realizaram uma entrevista coletiva nesta sexta-feira (10) durante a visita do líder turco a Moscou. Durante as conversações em Moscou, Putin e Erdogan abordaram assuntos como a cooperação bilateral, a situação na Síria e a luta contra o terrorismo.

Putin e Erdogan, em Moscou

"Rússia e Turquia concordaram e continuar uma cooperação ativa na luta contra o terrorismo, especialmente contra o Daesh (Estado Islâmico)", disse Putin.

Ao falar sobre a situação na Síria, Putin destacou que o cessar-fogo na Síria é geralmente observado graças aos esforços coordenados da Rússia, Turquia e Irã.

"Devido às ações coordenadas da Rússia, Turquia e Irã, o cessar-fogo na Síria geralmente está sendo observado, o nível de violência diminuiu significativamente", disse Putin após a reunião com o presidente turco.

Além disso, Vladimir Putin não descartou possível envolvimento dos Estados Unidos em esforços conjuntos para resolver a crise síria.

O líder turco, por sua vez, agradeceu a hospitalidade fornecida por Vladimir Putin em sua visita à Rússia e afirmou que a reunião com o presidente russo serviu para concluir o processo de normalização das relações bilaterais entre os dois países.

Segundo ele, as conversações em Moscou confirmaram a intenção de intensificar a cooperação entre Rússia e Turquia.

"Mesmo se nós não concordamos em certas questões, os canais de comunicação permanecem abertos, continuaremos reforçando a cooperação", afirmou Erdogan.

Erdogan também comentou que Ancara espera que Moscou suspenda todas as sanções em vigor contra as empresas turcas.