Manifestantes tomam a praça da Estação em Belo Horizonte

A praça da Estação, no centro de Belo Horizonte, foi ocupada por manifestantes em protesto contra a reforma da Previdência de Michel Temer. Empunhando bandeiras e faixas e ao som de uma bateria, centenas já tomam o centro da capital mineira.

Minas gerais - Belo Horizonte contra a reforma - Leonardo Koury / Jornalistas Livres

O chão da praça foi coberto por cruzes e lápides que simbolizam o descompasso no tempo da aposentaria caso a medida seja aprovada.

Diversas categorias profissionais aderiram à paralisação nacional de 24 horas. Sindicatos dos petroleiros, servidores da área de educação, saúde, limpeza urbana e outros setores da administração pública informaram que as atividades estão paralisadas.

Lideranças estudantis e dos professores (estaduais, municipais, federais e até de escolas particulares), metroviários, agentes dos Correios, entre outras categorias se revesam nos discursos.

Os servidores da educação municipal de Belo Horizonte fizeram uma assembleia no início da manhã na praça Afonso Arinos, no Centro de Belo Horizonte. Eles debateram as propostas da reforma e, agora, seguem para a praça da Estação para se juntar aos demais manifestantes.

Manifestações também aconteceram em cidades como Juiz de Fora, na Zona da Mata, Governador Valadares, no Rio Doce, e Montes Claros, no Norte de Minas.