No Rio, 100 mil pessoas dizem não à reforma da Previdência

Representantes de diversas categorias fizeram protesto na tarde desta quarta-feira (15), na Candelária, no Centro do Rio, como parte da greve geral mobilizada em todo o país contra as reformas da Previdência e trabalhista, propostas pelo governo Michel Temer. De acordo com a organização, cerca de 100 mil pessoas participaram do ato. No final da manifestação, houve confronto com a Política Militar.

rio

As milhares de de pessoas ocuparam o local, com cartazes e bandeiras. Bancários, professores, engenheiros, petroleiros, portuários, profissionais da área de saúde, representantes do movimento de apoio à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), servidores da Cedae e de outros órgãos estaduais estão entre os que participaram do ato.

Os manifestantes gritavam palavras de ordem contra o presidente Michel Temer e as reformas que retiram direitos dos trabalhadores. A multidão se concentrou na Candelária e, por volta das 17h30, caminhou até a Central do Brasil. Os manifestantes tomaram pacificamente todas as faixas da avenida Presidente Vargas, no centro do Rio de Janeiro.

Além da reforma da previdência, o sucateamento da educação pública e da UERJ também foram alvos dos protestos. Perto do fim do ato, houve confronto entre uma parte dos manifestantes e a Guarda Municipal, que lançou bombas de gás lacrimogêneo. Em resposta, a multidão passou a jogar pedras na polícia.  As fotos são de Mídia Ninja e Jornalistas Livres.