Paraná: dezenas de categorias protestam contra Reforma da Previdência

No Paraná, dezenas de categorias amanheceram de braços cruzados nesta quarta-feira (15). Professores, motoristas e cobradores, caminhoneiros, petroleiros, vigilantes, estivadores, operários de montadoras de automóveis e outros trabalhadores aderiram à greve nacional contra as reformas da Previdência e Trabalhista.

Trabalhadores da limpeza em Curitiba - Siemaco

Em Curitiba o transporte público está totalmente paralisado, bem como o serviço de coleta de lixo, além disso, escolas públicas e privadas estão fechadas. Motoristas e cobradores se reuniram em frente à garagem das empresas de ônibus na Cidade Industrial. Já os funcionários da limpeza pública aprovaram em assembleia a adesão à greve e, com os uniformes laranja, ocuparam praças da cidade para protestar.

Já os trabalhadores da montadora Volvo, também em Curitiba, paralisaram a fábrica ás 5 horas da manhã e decidirão se a greve continua ao longo do dia em assembleia. Professores, estudantes e movimentos sociais ocupam a praça Santos Andrade, no centro da capital.


População começa a se reunir na praça Santos Andrade, em Curitiba | Foto: Maiara Oliveira 


Em Araucária, os trabalhadores petroleiros, petroquímicos, operários da montagem e manutenção industrial da da Refinaria Presidente Getúlio Vargas fez uma paralisação de três horas na manhã desta quarta-feira (15) e um grande congestionamento de caminhões tomou conta da Rodovia do Xisto.


Paralisação em Araucária | Foto: Davi Macedo 


Já em Paranaguá, petroleiros, amarradores, estivadores vigilantes e professores da rede pública bloquearam um trecho da BR 277 no sentido Curitiba-Paranaguá.

Em São Mateus do Sul, operários da Usina de Xisto, atrasaram a entrada na fábrica por quase duas horas.

Em Foz do Iguaçu, na região Oeste, professores da rede pública, estudantes, universitários e movimentos sociais se mobilizam em uma praça central da cidade.