“O mar é parte da identidade da Bolívia”, defende vice-presidente

O vice-presidente da Bolívia, Álvaro García Linera, afirmou nesta quarta-feira (15) que o mar, assim como os rios e as montanhas, é “parte integral da identidade boliviana e se seu inevitável futuro”. Falta cinco dias para o país enfrentar novamente o Chile na disputa pelo território litorâneo na Corte Internacional de Haia.

“Mar, montanhas e rios são os pilares que constituem a identidade boliviana, são o nosso desenvolvimento, não o nosso passado e o que inevitavelmente será nosso futuro”, afirmou García Linera.

Afirmou ainda, que seu país sempre esteve vinculado ao mar “como lugar comum de comunicação, transporte, comércio, cultura e espiritualidade”. Para o vice-presidente, estas são características que compõe a identidade territorial.

Durante a audiência entre os dois países na Corte Internacional de Haia, na Bolívia haverá mobilização nacional, rituais religiosos e vigílias. “Nossa cultura e nossa identidade se forjou em torno do mar, das montanhas e dos rios. A Bolívia tem estas três fontes primordiais”, defendeu o vice-presidente.

Esta é a primeira vez, em mais de cem anos, que a Bolívia está tão perto de reconquistar seu território litorâneo. Desde 2013 o caso é analisado pela Corte de Haia.

A Bolívia perdeu sua saída soberana para o mar durante a Guerra do Pacífico (1879 – 1883), quando Chile venceu a disputa e anexou áreas importantes do território boliviano e peruano.