Chile suspende importações de carne do Brasil após operação da PF

A chamada Operação Carne Fraca, da Polícia Federal, que investiga as irregularidades das empresas de carne brasileiras já começou a causar impactos na economia nacional. Diversos países já interromperam a importação da carne brasileira, entre eles o Chile.

Carlos Furche - Indap

O ministro da Agricultura do Chile, Carlos Furche, anunciou nesta segunda-feira (20) que o país suspendeu as importações de carne bovina do Brasil por conta da Operação Carne Fraca.
O país sul-americano se junta à União Europeia e à Coreia do Sul nas restrições à carne, seja bovina ou de frango, provenientes do Brasil. A China também cortou importações.

“Tomamos a decisão de fechar temporariamente a autorização a esses matadouros frigoríficos até saber com exatidão das autoridades brasileiras quais são as plantas que estão sendo investigadas, e quais delas são as que exportam para o mundo e para o Chile”, disse Furche.

Metade da carne consumida pelos chilenos é importada – e, deste total, 30% são provenientes do Brasil, afirmou o ministro chileno.

“Estamos, desde sábado, analisando a situação a respeito da investigação que se desenvolve no Brasil, por parte da fiscalização, por alguns delitos cometidos por alguns frigoríficos brasileiros no tratamento de carnes bovinas destinadas tanto ao consumo local, quanto a exportações”, disse Furche ao portal chileno.