Thiago Cassis: A história do pênalti que não foi cobrado

O Campeonato Paulista de 1981 tinha um regulamento muito complicado, tão complicado que nem tentarei perder tempo explicando (quem quiser entender melhor essa “pérola” dos regulamentos pode olhar aqui). Mas o jogo que nos interessa fazia parte da fase de classificação do segundo turno, no módulo vermelho daquela fase estavam Corinthians, Juventus, São José e Marília.

Por Thiago Cassis*

Juventus Corinthians

Faltavam duas rodadas para terminar o turno e a situação era a seguinte: Juventus em primeiro com 6 pontos, Corinthians em segundo com 5 pontos, São José em terceiro com 3 pontos e Marília na lanterna com 2 pontos. Apenas o primeiro se classificaria para a fase final daquela etapa do confuso campeonato.

No dia 26 de julho de 1981, Juventus e Corinthians fariam então pela penúltima rodada o que poderia ser o jogo decisivo para o Moleque Travesso, caso vencesse os corintianos no Pacaembu estaria classificado. Para o lado da equipe de Parque São Jorge, apenas a vitória interessava, o empate deixava o Juventus precisando de uma vitória simples na última rodada contra o Marília.

Os alvinegros abriram o placar, Geraldão empatou para os juventinos. Já no segundo tempo, Sócrates coloca o Corinthians de novo na frente. Geraldão, outra vez, faz o gol que manteria o Juventus na liderança. 2 a 2. Foi quando aos 46 minutos do segundo tempo, quando a festa juventina estava por começar e os corintianos já deixavam o estádio, o goleiro grená trombou com Socrátes na área, o jogador então desabou simulando uma falta, e o juiz, Emídio Marques de Mesquita, marca o pênalti inexistente. O gol colocaria então o Corinthians na liderança do grupo.

Os jogadores do Juventus se revoltam com árbitro e não deixam o Corinthians cobrar o pênalti. O capitão juventino, Deodoro informa que os juventinos não sairiam debaixo das traves e não permitiram a cobrança. Após aguardar 10 minutos, o árbitro desiste e encerra a partida. O Juventus não permitiu que a penalidade máxima inventada fosse cobrada. Nos dias seguintes a Federação Paulista deu os pontos para o Corinthians, que na última rodada venceu o São José e se classificou.

Essa história toda está no vídeo abaixo…