Eleição na Armênia conserva situação no poder

O Partido Republicano da Armênia (PRA), no poder atualmente, está com 49,32% dos votos após a apuração em mais da metade dos dois mil colégios eleitorais, informou a Comissão Central Eleitoral (CCE) da Armênia nesta segunda-feira (3) em Erivan, capital do país.

Eleição Armênia

O resultado da votação em 1.501 colégios mostra o bloco pró-ocidental Elk (Resultado) superando a barreira de 7% para ingressar no legislativo, com a contagem de 64% dos votos.

Com 7,39 pontos, o Elk fica atrás do bloco Tsarukian, dirigido pelo homem mais rico do país, Gaguik Tsarukian, que acumula 27,67%.

A quarta posição é do partido Federação Revolucionária Armênia, com 6,74 pontos, tal como foi previsto nas pesquisas de boca de urna.

Esta é a primeira vez que se aplica a cláusula de barreira na Armênia, com a exigência de um mínimo de 5% para eleger deputados para o legislativo, no caso dos partidos, e 7 no dos blocos.

A CCE afirmou que 60,86% dos 2,5 milhões de eleitores aptos a votar compareceram ao pleito, ainda que a lei eleitoral não tenha estabelecido mínimo algum de participação.

Nos votos, também apareceram os partidos Democratas Livres, Renascimento Armênio e Comunista.

Outros dois blocos, Oganian-Raffi-Oskanian e o Congresso Nacional Armênio-Partido Popular Armênio, participaram das eleições de domingo.

O PRA busca manter sua maioria absoluta, que na legislatura atual é de 70 deputados para 131 vagas.

Fonte: Prensa Latina