Macron é visto pela mídia como vencedor de debate na França

No debate presidencial entre Emmanuel Macron e Marine Le Pen, realizado na noite de quarta-feira (3), o candidato do Em Marche! foi considerado o mais convincente por 63% dos telespectadores em uma pesquisa feita pela emissora pública BFM TV.

Preparativos antes do debate entre Marine Le Pen e Emmanuel Macron, em 3 de maio de 2017

Além disso, os 1.314 entrevistados destacaram que ele foi "mais honesto", mais "alinhado" com o pensamento dos eleitores e tem "os melhores planos". Outras pesquisas feitas pelos principais jornais franceses com seus leitores também indicam uma preferência a Macron em relação à líder neofascista.

O debate entre os dois reuniu mais de 15,1 milhões de pessoas em frente à TV no país. O número só é menor do que o debate realizado em 2012, entre Nicolas Sarkozy e François Hollande, quando 17,8 milhões de telespectadores acompanharam a conversa.

O debate foi marcado pela tensão. Marine acusou Macron de estar protegido pela Alemanha. "De qualquer forma, a França será dirigida por uma mulher, eu ou Merkel", disse a candidata.

Por sua vez, Macron disse que Marine está “submetida” ao presidente da Rússia, Vladmir Putin. "A senhora está submetida a ele pelo financiamento de seu partido e pelos valores que representa”, alegou.

Enquanto Marine expôs um viés anti União Europeia, defendendo a saída do país do bloco europeu e a adoção da moeda antiga francesa, o franco, no lugar do euro.

Macron defendeu a adoção de reformas que fortaleçam a economia francesa e mudanças nas regras trabalhistas, alegando permitir à União Europeia "proteger" melhor os cidadãos.

Os franceses vão às urnas neste domingo (7) para definir quem será o próximo presidente do país. As últimas pesquisas de opinião, publicadas antes do debate, mostram que Macron tem 59% das intenções de voto contra 41% de Marine.