França: Tendência no 2º turno é aumentar a abstenção

A abstenção no segundo turno da eleição presidencial na França, a ser realizado neste domingo (7), pode subir 3 pontos porcentuais em relação à registrada no primeiro turno da votação, em 23 de abril.

Eleições na França

A expectativa é de que até um quarto do eleitorado se abstenha. Segundo pesquisas do Instituto Odoxa, os eleitores de esquerda são os que mais tendem a se abster no domingo

Essa taxa, se verificada, seria a segunda maior de uma eleição presidencial desde 1965, destacando o distanciamento dos cidadãos franceses das propostas colocadas pelos candidatos que disputam a presidência, Emmanuel Macron, do sistema financeiro, e Marine Le Pen, da neofascista Frente Nacional.

O índice de comparecimento no primeiro turno foi de quase 78%, de acordo com o Ministério do Interior.

A pesquisa para a rádio pública Franceinfo, divulgada na sexta-feira (5), mostrou que 69% dos eleitores que votaram em candidatos à esquerda do espectro político deverá se abster, por se recusar a escolher entre Macron e Le Pen.

Um terço dos apoiadores de Jean-luc Mélenchon, que ficou em quarto lugar no primeiro turno, disse que se opõe igualmente a Macron e Le Pen, segundo a sondagem.

O levantamento também revelou que os eleitores consideraram Macron mais convincente do que Le Pen no agressivo debate televisionado da noite de quarta-feira (3), confirmando a impressão geral transmitida por levantamentos anteriores e reforçando o status de Macron como favorito no domingo.

A pesquisa Odoxa foi realizada online na quinta-feira (4) com 998 pessoas.