Maioria dos eleitores de Mélenchon anulará o voto

A maioria dos seguidores da França Insubmissa, movimento dliderado por Jean-Luc Mélenchon, candidato que ficou em quarto lugar no primeiro turno das eleições presidenciais na França diz que vai votar em branco ou anular seu voto no segundo turno, disputado entre o centrista Emmanuel Macron e a candidata da extrema direita Marine Le Pen.

Jean-luc Mélenchon

Ao término de uma consulta pública por internet, da qual participaram 243.128 seguidores, 36,12% se pronunciaram pelo voto branco ou nulo, 34,83% por Macron e 29,05% pela abstenção, anunciou nesta terça-feira (2) o movimento do candidato da esquerda. A pesquisa não incluía a opção de voto em Le Pen.

O movimento França Insubmissa explicou que o objetivo da pesquisa é refletir a opinião dos simpatizantes sobre suas opções no segundo turno.

As tentativas da cancidata neofascista Marine Le Pen de angariar os votos de eleitores da esquerda no segundo turno – com um discurso voltado contra a globalização e o sistema financeiro – não estão atraindo uma parcela significativa desse eleitorado.

Diferentes institutos publicam dados conflituosos sobre os votos em Marine daqueles que votaram no primeiro turno em Mélenchon. Enquanto o Instituto Ifop divulga que apenas 13% dos eleitores de Mélenchon estariam dispostos a votar em Marine, o instituto Elabe mostra uma pesquisa indicando que o número chega a 23%.

Emmanuel Macron, o candidato do sistema financeiro e que agrada a burguesia europeia, lamentou não poder contar com os votos dos eleitores de Mélenchon. Sua teimosia em não retirar do programa a reforma trabalhista imposta recentemente pelo governo de François Hollande fez com que perdesse um provável apoio da França Insubmissa. No entanto, o Partido Comunista Francês considera um erro grave deixar de votar contra Marine Le Pen, vista como uma candidatura muito mais perigosa aos direitos sociais que a de Emmanuel Macron.

Macron e seus apoiadores na social-democracia e na direita procuram justificar uma possível derrota para os fascistas da Frente Nacional na ausência de votos de esquerda. No entanto, em nenhum momento se dispuseram a estabelecer acordos junto aos candidatos da esquerda e mantiveram as mesmas promessas de perda de direitos que apresentaram no primeiro turno.

O levantamento mais recente divulgado pelo centro de pesquisas Cevipof sugere uma pequena diminuição da vantagem de Macron no segundo turno. O centrista teria 59% das intenções de voto contra 41% de Le Pen. A pesquisa Cevipof é uma das últimas de grande porte realizadas antes do segundo turno.