EUA aprova novo projeto-lei de sanções contra a RPDC

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou na quinta-feira (4), com 419 votos a favor e 1 contra, um novo projeto-lei para aplicação de sanções contra a República Popular Democrática da Coreia (RPDC). O projeto-lei será encaminhado em breve para o Senado.

Câmara dos Representantes dos Estados Unidos

O projeto-lei em questão proíbe a navegação de navios da Coreia Popular nos mares dos EUA, bem como a ancoragem nos portos destes. Além disso, qualquer produto que recorra a “mão-de-obra forçada” na RPDC será banido do mercado norte-americano.

Segundo o projeto, o governo de Trump deve relatar ao Congresso em 90 dias se colocará de novo a RPDC na lista de “países a apoiar o terrorismo”.

A retórica belicista dos Estados Unidos contra a Coreia Popular elevou-se nos últimos 20 dias, após o país asiático realizar testes com mísseis balísticos. Estados Unidos e Coreia do Sul realizam regularmente exercícios militares abertamente provocativos contra a parte norte da Coreia.

Na última semana, dois bombardeiros B1-B decolaram da Ilha de Guam e realizaram voos de teste simulando o lançamento de bombas nucleares sobre alvos da Coreia Popular.

Os Estados Unidos são responsáveis também pelo fim das negociações multilaterais, de seis partes, que procurava encontrar uma saída para a desnuclearização da Península Coreana. O país norte-americano possui, além das tropas que ocupam a Coreia do Sul há quase 60 anos, armas nucleares estacionadas em suas bases e navios ancorados na região.