Em uma democracia, políticos têm apoiadores, juízes não, diz Zanin

Em vídeo divulgado nas redes sociais, Cristiano Zanin, advogado do ex-presidente Lula, criticou a conduta do juiz Sergio Moro, responsável pelo processo da Lava Jato na primeira instância, que usou sua página oficial nas redes sociais para pedir que seus "apoiadores" não compareçam à sede da Justiça Federal, em Curitiba, no dia 10, data do depoimento do ex-presidente.

Cristiano Zanin - Reprodução

Para Zanin, quem tem apoiadores são políticos e a postura de Moro só reforça sua "parcialidade" em relação a Lula.

"O juiz Moro, que deveria ser imparcial, fala diretamente a seus apoiadores. Isso não é normal em um sistema democrático. Em uma democracia, políticos têm apoiadores e oponentes. Juízes não. Em uma democracia, juízes não são personalidade", enfatiza o advogado.

Zanin reforça ainda que "em uma democracia, juízes não transmitem videos para seus apoiadores. Numa democracia, juízes não procuram nem tentam influenciar a opinião pública".

"Em uma democracia, juízes obedecem a lei e seguem o Estado de Direito. Em uma democracia, juízes não estão acima da lei. Os atos do juiz Moro reforçam a minha visão de que os processos abertos contra Lula têm motivação política e, por isso, são ilegítimos. Os juízes devem parecer e ser imparciais", disse o advogado", completou.