PCdoB-CE e professores debatem organização, demandas e ações

Com o objetivo de reforçar a participação comunista junto aos profissionais ligados à Educação, a direção do PCdoB no Ceará realizou, neste sábado (13), Encontro Estadual de Professores.

PCdoB-CE e professores debatem organização, demandas e ações

A reunião que contou com a participação de secretários sindicais municipais, professores (as) das redes públicas estadual e municipal filiados (as) ao PCdoB teve como pauta os desafios do momento atual para os trabalhadores, em especial para a categoria ligada à Educação; a construção do PCdoB e de sua corrente política sindical junto aos professores; e ainda o reforço sobre a importância de a categoria participar do Congresso Estadual da Central dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do Brasil (CTB), que acontecerá em junho deste ano, em Fortaleza.

Luis Carlos Paes, presidente do PCdoB-CE, afirmou que o encontro de trabalhadores ligados à Educação surge com o esforço da direção estadual do Partido de fortalecer a ação do PCdoB entre os trabalhadores. “A categoria dos professores é estratégica, pois se relaciona e contribui com a formação de crianças, jovens e adultos. Com papel importante, tem capacidade de formar e ter influência nas diversas relações, são agentes políticos que contribuem para avançar no debate e na formação das pessoas”, ressalta.

Em sua intervenção, Luis Carlos Paes de Castro abordou a reunião ampliada do Comitê Central do Partido, realizada dos dias 31 de março a 2 de abril, em São Paulo, que debateu o quadro político no Brasil e no mundo e aprovou uma resolução intitulada Frente Ampla para Combater o Governo Temer e Desbravar Saídas para o Brasil. “Este documento representa o passo inicial do nosso 14º Congresso, que deverá ser convocado em julho deste ano. Ele deve ser lido, assimilado e incorporado pela militância”, defende.

Paes apresentou a resolução, dividida em cinco temas principais: Conflitos e tensões na transição da Ordem Mundial, ofensiva imperialista e luta dos povos; Indicações para um balanço dos Governos Lula e Dilma; O Pós-Golpe: Um governo ilegítimo contra o Brasil e o Povo; Resistência à agenda neoliberal e saídas para o Brasil; e Fortalecer o PCdoB e elevar seu papel na resistência. 

Organização e mobilização

Ana Lúcia Viana, secretária estadual sindical do PCdoB-CE, destacou a necessidade de uma maior organização na ação da classe dos professores, principalmente no que se refere à participação sindical. “Segundo nosso levantamento, o PCdoB tem, atualmente, cerca de 350 professores filiados ao Partido no Ceará. E neste momento adverso, a nossa força está na nossa organização”, acredita.

Segundo a dirigente comunista, a participação estratégica dos professores é fundamental. “É a categoria que dialoga com jovens, crianças e adultos, pais e a sociedade em geral. A Educação tem esse papel de formar cidadãos e esse papel grandioso precisa estar melhor organizado”. Ana Lúcia propõe a criação de uma corrente política sindical da categoria de professores do PCdoB. “Acho que devemos sair daqui com esta ideia consolidada: articular, a nível sindical, o movimento dos professores do Partido e, em breve, disputar e ganhar a eleição na Apeoc. Esta é a nossa meta: avançar nos espaços importantes para a luta dos trabalhadores”, ratifica.

Fortalecer o PCdoB e a categoria

Abel Rodrigues, secretário estadual de organização do PCdoB-CE, falou sobre a estruturação do PCdoB, em especial na Educação, neste momento pós-golpe. “Sabemos que são grandes os desafios, mas somos herdeiros da Revolução Russa, partícipes desta nova luta, personagens de uma trajetória de coerência em defesa da teoria leninista-marxista, da democracia, da soberania nacional, dos direitos e reivindicações dos trabalhadores e do Socialismo”, enumera.

O quase centenário Partido, mas que conta com apenas 32 anos de legalidade, atua em três frentes interligadas: institucional, ação política de massas e ação política na luta de ideias. “Nessa trajetória, acumulamos avanços e debilidades, dentre elas as dificuldades de organizar e mobilizar militantes e filiados. Surge conosco o desafio de avançar na construção de um Partido comunista com perfil revolucionário, de quadros e de massas”, exemplifica.

Abel reforça a orientação do Comitê Central do PCdoB de realizar neste ano uma Campanha de Estruturação Partidária para “corresponder às necessidades do partido e aos desafios que estão postos”. Nela, algumas tarefas principais, como uma forte campanha de filiação; construção e ativação de Organizações de Bases; recadastramento, via aplicativo; fortalecimento nas áreas das finanças e da formação. “O objetivo é preparar, mais e melhor, o conjunto do Partido para os próximos desafios: a de resistência ao golpe, a realização do 14º Congresso do PCdoB e a batalha eleitoral de 2018”.

A Campanha de Estruturação Partidária está dividida em duas fases principais: de março a junho, filiações, construções de organizações de bases e recadastramento; enquanto de julho a novembro será dado foco para a realização das assembleias de bases e conferências. “Nossa meta é priorizar a estruturação do Partido entre os trabalhadores; focar em municípios estratégicos; construir organizações de bases vivas, numerosas e atuantes. Queremos chegar no nosso Congresso estadual com pelo menos 100 organizações de bases de trabalhadores, sendo 30 delas de professores. Quem educa luta e quem luta se organiza”, ratifica.

Engajamento e experiência

O deputado federal Chico Lopes, professor por formação e militante da educação, também participou do encontro. Em sua intervenção, o comunista relembrou sua trajetória no magistério, sua atuação sindical junto à categoria nas áreas pública e privada. “Entrei no Estado ainda em 1968 e dediquei parte da minha vida à Educação. Preocupa-me a participação de professores reacionários pois nossa profissão tem característica de reivindicação política. Diariamente, principalmente nas cidades do interior, mantemos relacionamento com alunos e pais e isso deve ser valorizado e respeitado. Nenhuma profissão tem o público que temos”, enaltece. O parlamentar colocou seu mandato à disposição para encontros, debates, participação em assembléias municipais de encontros com professores. “Tenho a maior honra de ter contribuído na formação de tantas pessoas. A sala de aula é a verdadeira escola de fazer política”, considera.

Atuação sindical

Luciano Simplício, presidente estadual da Central dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do Brasil (CTB) no Ceará, fez um breve histórico da entidade, apresentou desafios e conquistas, atuação, participação e ações importantes a nível estadual e nacional da Central. Também professor por formação, o sindicalista afirmou que a CTB, fundada em dezembro de 2007 no país e em abril de 2008 no Ceará, surgiu com o objetivo central de ampliar as lutas e unificar as demais centrais, tendo como objetivo a defesa dos direitos e dos interesses da classe trabalhadora.

Simplício informou os participantes do encontro sobre a realização do Congresso Estadual que a CTB-CE realizará nos dias 23 e 24 de junho, em Fortaleza, onde será eleita a nova direção da entidade no Ceará e quando serão escolhidos os delegados que representarão o Estado na plenária nacional, a ser realizada dos dias 24 a 26 de agosto deste ano, em Salvador (BA).

Mais

O Encontro Estadual de Professores do PCdoB foi dedicado ao professor Miguel Silva, militante do Comunismo e da Educação, que faleceu no inicio do mês de abril em Fortaleza, vítima de um acidente de trânsito.

Durante a reunião também foi apresentada a nova ferramenta de comunicação do PCdoB para dirigentes e filiados: o aplicativo do Partido que, através da internet, tem o objetivo de estar ainda mais próximo de sua militância, com informações, notícias, atualizações cadastrais, dentre outras facilidades.

Convidada pela direção estadual do Partido, a professora Ruth Cavalcante também participou do encontro, onde parabenizou a iniciativa de reunir a categoria ao afirmar que o “PCdoB dá importância ao professor, que deve retomar o espaço de protagonismo que se perdeu aos poucos”. Sobre a Educação Biocêntrica, ela destacou a proposta desenvolvida no Ceará, com característica da nossa cultura. “Nela resgatamos Paulo Freire, o maior educador do país, que dizia que Educação é um ato político. Há quase 50 anos, fui presa dando um curso sobre ele e hoje continuo propagando seu legado”. A metodologia considera ainda os teóricos Edgar Morin e Roland Torre. “Para nosso método, a Educação deve ser considerada nas vertentes lógica, reflexiva, vivencial e pela ação”, defende. Para Ruth, é possível, através da Educação, agir, consolidar as ações e melhorar o compromisso político dos professores e da sociedade em geral. “Nós cometemos o erro de não formar politicamente as pessoas com consciência crítica para uma sociedade transformadora. Ainda estamos em tempo de reverter este lapso”, defende.

O professor Leonam Gomes também apresentou sua experiência como educador. Atualmente prestando assessoria na Secretaria de Educação do município do Graça, ele já atuou em outras cidades como Croatá, Guaraciaba do Norte e Poranga. “Defendemos a valorização do professor, implementamos o calendário escolar com base na demanda rural, atuamos na Seduc e na UVA. Todas estas histórias estão relatadas no livro ‘Professor com Prazer’ e são experiências concretas, realizadas que podem ser aplicadas e adaptadas na sala de aula”, divulga. Citando a comunista Leci Brandão, Leonam encerrou: “Na sala de aula é que se forma um cidadão; na sala de aula que se muda uma nação”.

Após as apresentações, o encontro foi aberto para intervenções dos convidados, onde todos puderam apresentar sua atuação em seus municípios e locais de trabalho. A troca de experiências foi a marca da reunião, que mostrou que a organização e a mobilização do povo pode alcançar melhorias para todos.