Defensor de Porto Rico preso há 35 anos nos EUA está finalmente livre

Esta quarta-feira (17), marca o fim de uma longa história de opressão norte-americana sobre os povos da América Latina e do Caribe. O líder porto-riquenho Oscar López Rivera, preso há 35 anos nos Estados Unidos devido à sua luta em defesa da independência de seu país, entrou em liberdade nesta manhã. Ao longo das três décadas no cárcere, ele chegou a passar 12 anos em prisão solitária, sem nenhum tipo de comunicação externa.

Oscar López Rivera - Telesur

Depois de mais de 30 anos preso nos Estados Unidos, López Rivera foi transferido a Porto Rico em 9 de fevereiro deste ano e permaneceu ainda em prisão domiciliar, na casa de sua filha Clarisa. A liberdade do dirigente porto-riquenho foi outorgada por Barack Obama em seu último dia a frente da presidência dos Estados Unidos.

Aos 70 anos, dos quais 35 esteve atrás das grades, nesta quarta-feira López Rivera finalmente assinará o documento requerido pelo Bureau do Prisioneiro dos Estados Unidos que garante sua liberdade plena. Será um dia de festa em Porto Rico, centenas de artistas, autoridades politicas e movimentos sociais já anunciaram a programação da “Festa de Oscar”.


Movimentos sociais de diversos países fizeram centenas de marchas em defesa da liberdade de López Rivera ao longo destas três décadas 

López Rivera foi condenado por um suposto ataque terrorista nos Estados Unidos quando participava de uma ação em defesa da independência de seu país que até hoje é uma colônia norte-americana.