Hemofilia: Augusta Brito divulga Lei da Gratuidade no Transporte

A deputada estadual Augusta Brito (PCdoB) realizou audiência pública na última terça-feira (16), na sede do HEMOCE, em Fortaleza, para divulgar a Lei de sua autoria que determina a gratuidade no transporte público intermunicipal para portadores de hemofilia, sancionada em janeiro deste ano pelo governador Camilo Santana.

Hemofilia: Augusta Brito divulga Lei da Gratuidade no Transporte no Hemoce

De acordo com a parlamentar, o Hemoce já tem a estrutura e profissionais especializados, contando com fisioterapeutas, ortopedistas, dentistas e hematologistas, uma vez que os portadores de hemofilia necessitam de tratamento contínuo, o que faltava era o transporte para que os hemofílicos pudessem se deslocar até o hemocentro.

Dalton Lopes, engenheiro civil do Detran, esteve presente na audiência e informou que o prazo para cadastro e operacionalização da lei tem um prazo de seis meses, a contar da data de divulgação. O técnico informou ainda que será preciso enviar laudo médico e declaração emitida pelo Hemoce, para que seja confeccionada a carteirinha de gratuidade.

Dra. Luciana Carlos, diretora do Hemoce, comunicou a existência de um banco de cadastro com o nome de todos os pacientes, o que facilitará a entrega dos dados ao Detran. A previsão para o início do cadastro é em junho próximo. Na Região Metropolitana, o processo utilizará a mesma estrutura do Bilhete Único.