Parceria entre Secitece e Sebrae lança programa Startup Ceará

O secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, e o superintendente do Sebrae-CE, Joaquim Cartaxo, assinaram Protocolo de Intenções, com a finalidade de realizar parcerias com vistas ao desenvolvimento de ações conjuntas para o crescimento socioeconômico do estado do Ceará. O programa é voltado ao fomento à criação e desenvolvimento de empresas de base tecnológica no Estado.

Parceria entre Secitece e Sebrae lança programa Startup Ceará

A assinatura aconteceu na sede do Sebrae, durante a solenidade de abertura do Startup Day, maior mobilização do país destinada a pessoas que queiram trocar experiências e apresentar ideias de negócios inovadoras e criativas. Cerca de 20 mil pessoas participam da programação do evento, que acontece simultaneamente em mais de 60 cidades brasileiras. No Ceará, o Startup Day está promovendo atividades como palestras, oficinas e encontro de empreendedores nas cidades de Sobral, Quixadá, Juazeiro do Norte, Tauá e Fortaleza.

Durante a solenidade, o superintendente Joaquim Cartaxo falou sobre Design, Sustentabilidade e Inovação. Já o secretário Inácio Arruda ressaltou a importância dessa parceria com o Sebrae – CE, uma das entidades do Sistema "S" mais inclusiva, que mais trabalha com inovação. “A capacidade de criação do homem é extraordinária. O que precisamos é tornar essa criação mais humana e menos excludente, para que todos possam viver felizes”, disse o Inácio.

A programação do Startup Day em Fortaleza, que se estendeu durante todo o dia, contou com a realização de palestras de especialistas nas áreas de startups e inovação, bem como um Bootcamp do programa InovAtiva Brasil, maior plataforma da América Latina voltada para a aceleração de startups de base tecnológica.

O programa, criado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), tem o Sebrae como correalizador. Durante o bootecamp, os participantes do ciclo de aceleração de startups do InovAtiva Brasil terão acesso a especialistas (mentores) que compartilharão experiências e orientações às startups sobre planejamento e estratégias de atuação no mercado.