STF manda apurar divulgação de grampo de jornalista com irmã de Aécio

O relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Edson Fachin, determinou que o Ministério Público Federal investigue se houve irregularidade na divulgação de uma conversa do jornalista Reinaldo Azevedo com Andrea Neves, irmã de Aécio Neves.

Edson Fachin ministro do STF

A interceptação foi feita no âmbito da Lava Jato pela Polícia Federal com a autorização do Supremo. No entanto, o diálogo gravado e divulgado entre o jornalista e a irmã do tucano não tinha relação com a investigação, o que viola a lei.

“Os fatos narrados merecem rigorosa apuração. Especialmente à luz do inafastável e integral respeito ao sigilo de fonte e demais garantias constitucionais próprias do Estado Democrático de Direito e da liberdade. Desse modo, encaminhe-se, com urgência, cópia da referida petição ao Ministério Público Federal para as medidas cabíveis relativas à apuração dos fatos”, afirmou Fachin.

Reinaldo Azevedo, que nos últimos meses tem feito críticas à condução da Lava Jato pelos procuradores, disse que as conversas interceptadas e divulgadas “indevidamente” caracterizam uma “violação à Constituição Federal”. Os advogados do jornalista cogitam até um pedido de danos morais.