PCdoB-BA realiza encontro para dialogar com trabalhadores em educação

O Comitê Estadual do PCdoB realizou, entre sexta-feira (26/05) a sábado (27), o 1º Encontro de Trabalhadores em Educação do Estado, no Hotel Sol Barra, em Salvador. A iniciativa é parte da Campanha de Estruturação Partidária, lançada na Bahia em março, com o propósito de reforçar a comunicação entre o partido e suas bases, para fortalecer a atuação em todos os municípios e categorias em que está presente.

No primeiro dia, as discussões foram sobre o cenário político, com as presenças dos deputados federais Alice Portugal e Davidson Magalhães – este último presidente estadual do PCdoB -, e sobre organização, com a secretária estadual de Organização, Daniele Costa. O sábado foi dedicado às discussões sobre a luta de ideias, com o secretário estadual de Formação, Caio Botelho.

“O nosso objetivo é organizar e construir uma alternativa para, cada vez mais, colocar as linhas do partido na educação. Hoje existe uma desarticulação [entre a categoria], e nós estamos aproveitando o plano de estruturação partidária para dar concretude na organização dos trabalhadores da educação”, explicou Rui Oliveira, do Comitê Estadual, que também preside a APLB-Sindicato na Bahia.

A secretária estadual de Organização, Daniele Costa, destacou a importância, para o Partido, da atuação dos comunistas da área da educação. Segundo ela, a categoria tem sido fundamental no trabalho de desarticulação do projeto neoliberal que tenta se estabelecer no País, após o golpe que atentou, principalmente, contra as pautas progressistas.

“Esses comunistas são protagonistas dessa resistência democrática. Esse encontro vem selar o compromisso do PCdoB com a luta de resistência, mas também com a organização de partido. Para resistir ao golpe, precisamos de um PCdoB cada vez mais amplo, organizado e que envolva a sua militância em torno das discussões sobre a estruturação partidária”, explicou a secretária.

Desdobramento

O encontro contou com a participação de cerca de 250 militantes, de 100 municípios, no primeiro dia. Como desdobramento do evento, foram pensadas estratégias de interiorização do debate, para levar as discussões aos outros militantes da área, nos municípios em que o PCdoB está organizado, através do trabalho das coordenações das 20 maiores cidades do estado.

De Salvador,
Erikson Walla