O imperialismo ataca a soberania latino-americana, diz Evo Morales

O presidente da Bolívia, Evo Morales, afirmou nesta segunda-feira (29), que o imperialismo norte-americano atenta contra a soberania dos povos latino-americanos através de intervenções militares, golpes de Estado e desestabilização econômica.

Evo Morales - AFP

Durante a apresentação da antologia “Um século de intervenção dos Estados Unidos na Bolívia”, escrito pelo embaixador boliviano em Cuba, Juan Ramón Quintana, o presidente ressaltou que o inimigo das gerações futuras é o capitalismo.

Evo qualificou a obra do embaixador como “totalmente comprometida” com a pátria boliviana e garantiu que terá grande serventia para explicar aos jovens como funcionam as ações ingerencistas dos Estados Unidos nos países da América do Sul.

“Só é possível fazer esta seleção de documentos quando há um compromisso com a pátria, para que novas gerações saibam o que os Estados Unidos fizeram na Bolívia e na América Latina”, destacou o presidente.

Durante o evento, Evo solicitou ao Ministério da Educação da Bolívia que o livro seja incluído na grade de leitura obrigatória das unidades educativas do país dada a importância de contar a história de resistência boliviana às próximas gerações, explicou.

O livro é resultado de uma análise minuciosa sobre a dinâmica histórica das relações bilaterais entre Washington e La Paz desde 1900 até 2000 através das delegações diplomáticas, instituições financeiras e agencias de segurança e cooperação.