Wil Pereira – Vejo uma esperança: Diretas Já!
“A soberania popular é um princípio constitucional que deve ser radicalizado no atual cenário de crise existente no País. O povo brasileiro deve decidir quais são os caminhos e mudanças necessárias que nos levem a superar o atual estado de desordem que permeia nossa nação”.
Por *Wil Pereira
Publicado 02/06/2017 09:07 | Editado 04/03/2020 16:23

O Brasil vive uma grave crise político-institucional. As instituições da Nova República delineadas pela nossa atual Constituição Federal estão fortemente contaminadas por profundas contradições que põem em xeque sua capacidade de superar a crise que atravessamos. No Judiciário, alguns setores estão claramente politizando investigações, tornando-as um espetáculo midiático, quando deveriam ser pautadas pela técnica, legalidade e isenção referenciadas pela objetividade de dados, materiais e provas, respeitando o devido processo legal.
Os representantes eleitos para o Congresso Nacional foram majoritariamente denunciados e submetidos a investigações por diversos delitos diretamente relacionados à sua própria eleição, principalmente no tema financiamento de campanhas eleitorais. O atual presidente da República, chefe do Poder Executivo, ascendeu ao poder sem a legitimidade do voto popular e implementa reformas, algumas, inclusive, mudanças constitucionais, que não foram submetidas à decisão soberana do povo brasileiro.
A soberania popular é um princípio constitucional que deve ser radicalizado no atual cenário de crise existente no País. O povo brasileiro deve decidir quais são os caminhos e mudanças necessárias que nos levem a superar o atual estado de desordem que permeia nossa nação. É preciso reconhecer que todas as propostas de reformas, principalmente a trabalhista e a previdenciária propostas por Michel Temer, são ilegítimas na sua origem desvinculada da soberania popular. As pesquisas demonstram claramente que a sociedade brasileira rejeita o atual governo e suas iniciativas mais relevantes.
O povo brasileiro precisa de esperança; a retomada radical da democracia a partir da sua raiz na soberania popular por meio do voto é o caminho mais acertado para iniciar o processo de superação da crise. A campanha pelas “Diretas Já!” cresce a cada dia. Os brasileiros já compreenderam que a convocação imediata de eleições diretas é o caminho para iniciar o processo de mudanças necessárias à superação da crise política, social e econômica em que o nosso país está mergulhado.
*Wil Pereira é Presidente da Central Única dos Trabalhadores no Ceará (CUT-CE)
Opiniões aqui expressas não refletem necessariamente as opiniões do site.