Ataque em Londres resulta em 7 mortos. 12 pessoas foram presas
Um ataque perpetrado por pelo menos três homens deixou pelo menos sete mortos em Londres na noite de sábado (03/06). Os três suspeitos foram mortos a tiros pela polícia depois de avançar contra pedestres com uma caminhonete e esfaquear pessoas a esmo entre a London Bridge e o Borough Market.
Publicado 04/06/2017 13:15
Além dos mortos, há pelo menos 48 pessoas feridas hospitalizadas, informou a Polícia Metropolitana da capital britânica.
Na manhã deste domingo (04), 12 pessoas foram detidas em Barking, no leste de Londres, em meio a uma operação da polícia no apartamento de um dos agressores mortos.
Este é o terceiro ataque terrorista em solo britânico somente em 2017. Em março, um homem avançou com seu carro contra pedestres e atacou com uma faca pessoas na rua nos arredores do Parlamento, em Londres, matando cinco pessoas, e há menos de duas semanas um atentado com bomba deixou 22 mortos em Manchester, durante um show da cantora norte-americana Ariana Grande.
Em pronunciamento à imprensa, o chefe da unidade antiterrorista da polícia britânica, Mark Rowley, disse que acredita que "três pessoas estiveram envolvidas" nos ataques.
Apesar disso, para corroborar essa hipótese, Rowley explicou que ainda é preciso fazer "mais investigações para se ter 100% de certeza".
Líder trabalhista do Reino Unido acusa governo conservador de motivar terrorismo com 'guerras fracassadas'
Em comunicado divulgado no seu site oficial, a Scotland Yard revelou que os agentes foram chamados por volta das 21h (horário local, 18h em Brasília) para atender o fato ocorrido na ponte londrina, onde um veículo atropelou os transeuntes, indo em direção ao Borough Market, área de bares e restaurantes muito frequentada por locais e turistas.
Uma vez ali, os suspeitos abandonaram o veículo e começaram a apunhalar as pessoas que estavam nessa área, incluindo um policial, que foi gravemente ferido, segundo a Polícia.
Os polícias armados responderam aos incidentes "com muita rapidez e valentia, enfrentando três homens suspeitos, que foram mortos", de acordo com a nota.
A Polícia Metropolitana de Londres (Met) declarou também que os suspeitos estavam "com o que pareciam ser coletes com explosivos, que depois acabaram se revelando falsos".
A Polícia voltou a pedir aos cidadãos para evitar as áreas da London Bridge e do Borough Market, que segue interditada neste domingo (04/06), e afirmou que o incidente está "sob controle", visto que a Polícia não acredita que tenha fugido nenhuma pessoa que participasse de forma direta nos ataques.
A Scotland Yard aumentou o número de patrulhas em diversos pontos da cidade e posicionou "um grande número de agentes" na região da London Bridge.
A comissária-chefe da polícia, Cressida Dick, pediu aos londrinos e aos turistas na capital britânica que "mantenham a calma", mas destacou a necessidade de "permanecerem vigilantes e informar sobre qualquer ação suspeita".