PSDB ameaça sair do governo e Jucá anuncia retaliação: "Reciprocidade”

As afirmações de lideranças do PSDB de que vão discutir uma eventual saída do governo de Michel Temer já começa provocar efeitos. O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR) reagiu afirmando que se a movimentação se confirmar haverá retaliações.

Ferraço, Jucá, Tasso e Garibaldi: base governista aciona o trator, aprova relatório e derruba emendas - Agência Senado

"Se o PSDB deixar hoje a base vai ficar muito difícil de o PMDB apoiá-los nas eleições de 2018", disse Jucá. "Política é feita de reciprocidade”, rebateu.

A declaração é porque o PSDB marcou uma reunião para decidir sobre o desembarque ou não do governo. No entanto, a bancada de deputados federais já propagam aos quatro ventos que a legenda deve deixar o governo.

Os mais cautelosos dizem que pretendem aguardar a conclusão do julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que pode cassar Temer, para tomar uma decisão. Mas entre os senadores e deputados federais, que pretendem se reeleger em 2018, a maioria avalia que é hora de sair do governo.

"Conversei com os senadores e a maioria deles defende a saída do governo e a entrega dos ministérios, mantendo o apoio à agenda [reformas]", disse o líder da bancada na Câmara Ricardo Tripoli (SP). "Alguns acham que não é o momento de sair. Mas há uma unanimidade, ou são quase todos, que acham que o Michel Temer não consegue terminar o governo", disse.