Cebrapaz: Seminário debaterá apoio a Cuba contra ações imperialistas

O Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz – núcleo do Ceará em parceria com a Fundação Mauricio Grabois realiza nesta quarta-feira (21), às 18h30, no auditório da Adufc, seminário de solidariedade a Cuba. Antônio Barreto, presidente nacional do Cebrapaz, ministrará a palestra “A luta pela Paz e a ação imperialista na América Latina”.

Cebrapaz: Seminário debaterá apoio a Cuba contra ações imperialistas

Teresinha Braga, coordenadora do Cebrapaz-CE, destaca a relevância oportuna do debate. “Esta será a primeira vez em que o atual presidente, eleito recentemente, virá a Fortaleza. Além disso, a importância está em aprofundarmos estas discussões, principalmente neste atual momento político que vivemos no Brasil, na América Latina e no mundo, com forte investida do imperialismo norte-americano contra a liberdade e as democracias. É hora de debatermos estas questões e intensificarmos nossa luta de solidariedade a esses povos”, defende.

O seminário em Fortaleza para discutir as ações imperialistas norte-americanas, com foco em Cuba e na Venezuela, já havia sido marcado quando o mundo foi surpreendido com a notícia, anunciada na última sexta-feira (16), de que o presidente Donald Trump reverterá medidas de aproximação com Cuba. Trump promete mudanças na política com a Ilha e reafirmar a vigência do bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto ao país caribenho há mais de cinco décadas.

“Isto representa um retrocesso em todos os pequenos avanços que tinham sido conquistados após o acordo entre Estados Unidos e Cuba. O pronunciamento de Trump imprime uma atitude imperialista e procura impedir o desenvolvimento deste país que há mais 50 anos enfrenta de forma altiva este bloqueio. É cada vez mais importante intensificar nosso apoio e a luta de solidariedade entre os povos”, defende Teresinha. Segundo a médica, do seminário deverá ser retirada uma moção de apoio que será encaminhada à Embaixada de Cuba, ratificando o posicionamento das entidades de Fortaleza no sentido de ratificar este apoio.

Serviço

Palestra: “A luta pela Paz e a ação imperialista na América Latina”, com Antônio Barreto (Presidente Nacional do Cebrapaz)

Data: quarta-feira (21/06)
Hora: a partir das 18h30
Local: Auditório da Adufc (Av. da Universidade, 2346 Benfica)
Realização: Ceabrapaz-CE e Fundação Mauricio Grabois
Apoio: Adufc