Música solidária para Alexandre Ribeiro

Um dos maiores clarinetistas da nova geração, Alexandre Ribeiro, 34 anos, enfrenta graves problemas de saúde e um grupo de músicos amigos do artistas marcaram uma série de shows para ajudá-lo. O primeiro deles, do grupo Luceros, de dança flamenca, acontece nos dias 7, 8 e 9 de julho, na Galeria Olido, em São Paulo.

alexandre ribeiro - Reprodução

Alexandre Ribeiro consta na lista dos instrumentistas brasileiros em franca ascensão. Começou seus estudos na música aos 12 anos de idade. Fez curso de bacharelado em instrumento – clarinete na Unesp. No ano passado, lançou o álbum solo “De pé na proa” (gravadora Borandá). A obra foi considerada pela crítica um trabalho autoral ousado de efeitos sonoros raros na música instrumental no Brasil.

O artista tem também dois discos gravados em duo ao lado do violonista Alessandro Penezzi: "Cordas ao Vento" (2010) e "Ao vivo em Bimhuis – Amsterdã" (2011). O primeiro projeto fez os dois músicos viajarem pela Europa e Estados Unidos em turnê.

O clarinetista já subiu ao palco para tocar com Antônio Nóbrega, Guinga, Dominguinhos, Nelson Ayres, Paulo Moura, Tom Zé, Ed Motta, Jair Rodrigues, Aldir Blanc, Jane Duboc, Dona Ivone Lara, Leci Brandão, entre muitos outros. Tem ainda dezenas de participações em discos de vários artistas.

Para ouvir o disco solo de Alexandre, clique neste link.