Árvores ganham roupas de crochê em distrito de Campinas

 

sousas

As árvores de parte da região central de Sousas (distrito de Campinas) ganham “roupas” feitas de crochê. A primeira delas, na Avenida Coronel Alfredo Augusto Nascimento, já recebeu os motivos coloridos e chama a atenção de moradores e turistas, encantados com a beleza dos apliques. O projeto prevê a intervenção nos troncos das plantas que vão desde o trecho em frente à garagem de ônibus da Pádova até a Igreja de Sant’Ana.

Idealizado por Vanda Cristina Ferreira, designer de interiores e artesã proprietária do Sagrado Ócio Ateliê, o projeto tem a supervisão técnica do Centro de Convivência Casa dos Sonhos e apoio do Hospital Cândido Ferreira, que utilizam os trabalhos manuais em terapias e tratamentos. O trabalho já conta com a participação de 17 artesãs, número que deve aumentar assim que for surgindo mais apoio da comunidade.

De acordo com os organizadores a intenção é recuperar a identidade do distrito, que vem sendo descaracterizado pela chegada de uma nova arquitetura, que visa a atender a grande demanda gerada pelo aumento da população.

O objetivo desse projeto é tornar o centro de Sousas mais atraente para moradores e turistas, valorizar o trabalho dos artesãos locais e atrair outros para a região, assim como ocorre em locais como Vila Madalena em São Paulo, Paraty, no Rio de Janeiro, e Ouro Preto, em Minas Gerais.

Revista O Quinze