Artistas cearenses realizam ato por Diretas Já

Mais de 50 artistas cearenses das mais diversas expressões estarão reunidos neste domingo (16), a partir das 15h, no anfiteatro do Parque do Cocó, para realizar um ato-show em defesa das Diretas Já. Programado há algumas semanas, o ato agregou nova bandeira, após a condenação de Lula, proferida na quarta-feira (12). Trata-se de um ato de solidariedade e denúncia contra as arbitrariedades a uma das maiores lideranças políticas do país e, acima de tudo, em defesas do Estado Democrático de Direito.

Artistas cearenses realizam ato por Diretas Já

Instrumentistas; artistas ligados ao Rap, ao Reggae, à cultura regional, como o Baião, o Forró o Côco e o Maracatu; a nova e a velha e nova guarda da música cearense estarão reunidas para demarcar opinião e colocar-se em defesa do afastamento do presidente Michel Temer e contra as reformas apresentadas em seu governo, dentre elas a trabalhista (recém-aprovada) e previdenciária. Além dos artistas, participarão do ato representante de diversas frentes dos movimentos sociais, partidos políticos, frentes populares e centrais sindicais. 

Sob e lema: "Para o Brasil Ouvir, o Ceará Vai Gritar – Diretas Já!", os artistas se apresentarão em cinco blocos, com duração de uma hora cada. Dentre os nomes confirmados, Eugênio Leandro, Humberto Pinho, Daniel Groove, Nayra Costa, Felipe Cazaux, Ricardo Guilherme, Mona Gadelha, Gigi Castro e Rodger Rogério.

Na página do evento nas redes sociais, os organizadores afirmam que o ato político cultural é “organizado por um coletivo de artistas e produtores em defesa de eleições diretas e em protesto contras as reformas que retiram direitos historicamente conquistados. Vamos unir nossas vozes no Parque do Cocó, palco de manifestações e movimentos históricos da cidade, por Diretas Já e Fora Temer. Traga seu grito, sua bandeira, sua presença e vamos juntos ampliar nossa voz, com cultura, arte, música e alegria por eleições diretas, contra as reformas e Fora Temer"!

Arte e denúncia

A cantora Jord Guedes, que participará do ato levando no repertório Belchior e Ednardo, considera o ato e a mobilização dos artistas cearenses importantes, “em face do momento político complicadíssimo que o país vive. “Estamos vivendo um momento que nunca imaginei, de muito retrocesso, pessoas voltando a ficar abaixo da linha da pobreza, com a ditadura do parlamento, o golpe, o desmonte de direitos dos trabalhadores e ainda acho que somos um povo muito cordial, como se fala na teoria do livro do Sérgio Buarque. Tudo que está rolando, sendo em outro país, o povo já teria radicalizado. Não digo que a gente não se mobiliza, mas sinto que estamos meio anestesiados. Tenho a arte e farei uso dela pra bradar contra esse absurdo político brasileiro no qual estamos afogados”, ratifica.

Um dos maiores nomes da música do Ceará, o músico Calé Alencar também destaca a importância da união dos artistas neste momento em que o país vive um cenário “assustador”. “Estão nos levando direitos conquistados com muita luta, retrocedem nas questões sociais, aprofundam as desigualdades e nos conduzem a um passado obscuro da história brasileira que a gente esperava que não voltasse nunca mais. Fazemos parte de uma classe bastante visada, que pode trazer a adesão de pessoas à nossa causa. É importante que estejamos juntos neste momento para denunciar e, através da nossa arte e com a nossa voz, apoiar aqueles que estão na linha de frente destas batalhas em defesa da democracia”, defende.

Serviço

"Para o Brasil Ouvir, o Ceará Vai Gritar – Diretas Já!"

Data: domingo (16)
Hora: a partir das 15h
Local: anfiteatro do Parque do Cocó