Seul propõe a Pyongyang conversas para reduzir tensão entre Coreias

Coreia do Sul ainda aguarda resposta do Norte sobre a realização do encontro, que aconteceria na próxima sexta na zona desmilitarizada na fronteira entre os dois países

coreia

Seul propôs que a reunião aconteça na chamada Zona de Segurança Conjunta (JSA, na sigla em inglês), que fica na zona desmilitarizada que funciona como divisão entre Norte e Sul, afirmou em coletiva de imprensa o vice-ministro de Defesa Suh Choo-suk.

"Conversações e cooperação entre as Coreias para aliviar as tensões e trazer paz à Península da Coreia será algo fundamental para impulsionar um ciclo mútuo e virtuoso nas relações bilaterais e no problema do programa nuclear norte-coreano", afirmou o ministro sul-coreano para a Unificação, Cho Myoung-gyon.

A proposta – alinhada com a oferta de diálogo planejada recentemente pelo novo presidente sul-coreano, Moon Jae-in, em um discurso pronunciado em Berlim – foi feita em um momento marcado pelo aumento da tensão na península coreana com os insistentes testes de armas de Pyongyang.
 

Seul ainda aguarda a resposta de Pyongyang sobre a realização do encontro.
 
A China, país que possui laços estreitos com a Coreia do Norte, elogiou a iniciativa de Seul. "Esperamos que as Coreias do Norte e do Sul possam trabalhar duro numa direção positiva para romper com os impasses e retomar o diálogo e as discussões", afirmou Pequim.