Jogos Olímpicos abrem porta para possível diálogo entre Coreias 

A Coreia Popular e a Coreia do Sul se sentaram à mesa na “Casa da Paz” na aldeia de Panmunjom, em plena zona desmilitarizada, essa terça-feira (9). O encontro em Panmunjom é a primeira iniciativa de diálogo entre as duas Coreias em mais de dois anos

Coreia Popular e Coreia do Sul - Lusa

Cho Myoung-gyon, ministro da Unificação e líder da delegação sul-coreana, adiantou que Seul propôs a realização, em fevereiro, de encontros para famílias separadas pela guerra, um assunto sensível em ambos os lados da fronteira. O chefe da delegação norte-coreana, Ri Son-gwo, disse que Pyongyang encarou o encontro de forma "séria e sincera".

Após o encontro, a Coreia do Sul declarou que irá equacionar uma suspensão temporária das sanções a Pyongyang, caso necessário, para facilitar a entrada de norte-coreanos no país para que possam assistir à competição olímpica. A decisão será tomada em conjunto com o Conselho de Segurança das Nações Unidas, detalhou o porta-voz do ministro das Relações Exteriores sul-coreano, citado pela Reuters.

As listas de encargos dos dois lados da fronteira são conhecidas. A Coreia do Sul e os seus aliados querem que Pyongyang suspenda os testes de mísseis balísticos e de bombas nucleares e que, no longo prazo, aceite abandonar o desenvolvimento de ambos os programas. Para a Coreia Popular a capacidade bélica-nuclear é a única forma de garantir a manutenção da sua soberania frente a países como os Estados Unidos, e a única maneira de ter voz em uma possível negociação, somando-se nessa equação o fato da Coreia do Sul, aliada aos EUA, faz ofensivas e ameaças militares recorrentes na fronteira com a Coreia Popular.

Apesar das dificuldades ainda existentes, a participação da Coreia Popular nos Jogos Olímpicos de Inverno pode sinalizar o começo de um diálogo a caminho da paz entre as Coreias, acontecimento amplamente defendido pela China.