PCdoB lança nome de Jô Moraes para disputa ao Senado

 A direção estadual do PCdoB de Minas Gerais se reuniu neste sábado (22) para iniciar o debate das teses do seu 14º Congresso Nacional, além de lançar campanha de filiação e debater os espaços de disputa nas eleições de 2018.

JO SENADO - Divulgação

Consciente dos desafios que é superar a distância que separa a sociedade dos partidos políticos, o PCdoB aproveita o momento de crise que o país vive para analisar a situação, debater alternativas e intensificar a campanha de estruturação partidária.

Em informe sobre as eleições de 2018, o presidente estadual do PCdoB-MG Wadson Ribeiro lembrou que a disputa está condicionada à Reforma Política que está em debate no Congresso e que tratará especialmente do financiamento público, cláusula de barreira e sistema eleitoral. Mas acrescentou que as linhas centrais do projeto eleitoral do estado se mantém: eleger para a Câmara Federal com, no mínimo 2% da votação de MG, ampliar a bancada estadual e apresentar candidatura para o Senado, como forma de reforçar a legenda através da campanha majoritária. O PCdoB discute o nome da deputada Jô Moraes para representar o partido na disputa para o Senado em 2018.

O secretário nacional de Organização, Ricardo Abreu Alemão, presente à reunião, lembrou que a principal característica da conjuntura brasileira é de profunda instabilidade e imprevisibilidade, o que pode levar o país a ter três presidentes em menos de quatro anos. Para ele, a crise deverá persistir por alguns meses e o caminho para superar essa situação é “a realização de eleições, o restabelecimento da normalidade das relações institucionais e políticas e a paralisação das reformas antipovo”.

O partido reafirma a necessidade de ampliar nas ruas a resistência contra as reformas, pelo Fora Temer e Diretas Já. Defende a constituição de uma frente ampla em torno do governador Pimentel, na defesa do encontro de contas da lei Kandir para enfrentar as dificuldades fiscais enfrentadas por todas as administrações públicas.

Com informações do PCdoB-MG