Morre Luiza de Teodoro, ícone da Educação no Ceará

Morreu no último domingo (03), aos 86 anos, vítima de complicações respiratórias, a educadora cearense Luiza de Teodoro Vieira. Respeitada e admirada por sua dedicação à Educação no Ceará, a perda da professora foi lamentada por familiares, amigos e ex-alunos.

Morre Luiza de Teodoro, ícone da Educação no Ceará - Fábio Lima

Formada em História pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), Luiza de Teodoro é autora de diversos livros – que foram usados para alfabetizar estudantes -, participou da criação do Departamento de História da Universidade Federal do Ceará (UFC), batiza uma Escola Estadual de Educação Profissional, em Pacatuba, e, por sua atuação voltada à Educação, foi agraciada em 2016 com a Medalha da Abolição, uma das mais importantes comendas do Ceará. Contralto, ela também fez parte de diversos corais na cidade.

A educadora uma das pioneiras no uso de metodologias de Paulo Freire no Ceará e teve sua trajetória ligada à defesa da democracia. Ainda jovem, atuou contra a ditadura militar, pela anistia e ajudou presos políticos. Chegou a ficar afastada do Estado devido à perseguição política, e foi interrogada diversas vezes por oficiais militares. Ela integrou a Juventude Universitária Católica (JUC) e participou a criação da Ação Popular, grupo que viria a se incorporar ao PCdoB.

Manifestações de pesar

Para Fabiano dos Santos Piúba, secretário da Cultura do Estado do Ceará e ex-aluno, Luiza inspirou muitas gerações com seu pensamento crítico e espírito inventivo. “Seu repertório cultural era de uma vastidão acadêmica e poética que nos insuflava a pensar, ser e estar no mundo como seres autônomos e livres. Sempre a nos apontar as injustiças sociais e a nos mobilizar na luta por um mundo melhor”. “As aulas da Luiza eram experiências que nos tocavam, atravessavam e nos transformavam em seres melhores. Certa vez nos disse que ‘educar é fazer cada um descobrir o que há de melhor em si’. Nos ensinou também que ‘o caminho do conhecimento é o amor’. Estas suas frases canto por aí como loas. Frases que sei de cor e saber de cor – como nos falou certa vez – é saber de coração”.

A UFC lançou nota de pesar pela perda de uma das “fundadoras do nosso Departamento de História”: Educadora de notáveis méritos, Luíza participou de campanhas de alfabetização de jovens e adultos e deixou significativo legado nessa área. Profunda conhecedora da metodologia de Paulo Freire, acreditava na educação libertadora e nela aplicou-se corajosamente, mesmo nos tempos da intransigência, quando enfrentou a repressão movida pelo regime militar. A vida inteira, repartiu lições de generosidade e de amor à liberdade. Sua partida é uma perda para a inteligência cearense e deixa órfãos todos aqueles que sonham com um mundo mais justo e mais feliz”, assina os professores Henry de Holanda Campos e Custódio Almeida, respectivamente Reitor e Vice-Reitor da UFC.

O Governo do Ceará também lamentou em nota o falecimento da educadora cearense Luiza de Teodoro. “A professora Luiza tem uma trajetória digna do nosso máximo reconhecimento na educação do Ceará, tendo dedicado sua vida à formação de várias gerações de crianças e jovens. Por seu trabalho como historiadora, pensadora da Educação e autora de livros utilizados na rede educacional cearense, foi agraciada com a Medalha da Abolição, comenda mais importante do Governo do Ceará, no último dia 25 de março. Todos os que fazem o Governo do Ceará empenham sua solidariedade à família”.