Saúde: Carlos Felipe enaltece acordo entre Estado e Fiocruz

O deputado estadual Carlos Felipe (PCdoB) celebrou, na última sexta-feira (01), o acordo entre o Governo do Ceará e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que assinaram Memorando de Entendimento para o desenvolvimento de uma série de ações na área da saúde no Estado. De acordo com o parlamentar, a parceria permite que seja instalada uma unidade da Fiocruz no Pólo Tecnológico e Industrial da Saúde (Pits) no Eusébio, o que deve ocorrer em novembro.

Carlos Felipe

Segundo Carlos Felipe, o acordo foi firmado na última quarta-feira (30/08), durante visita técnica realizada pela presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, e pelo presidente do Instituto Pasteur, Christian Bréchot, ao Pits, acompanhados do governador Camilo Santana. Na ocasião, também foi prevista a instalação de uma unidade do Instituto Pasteur no Ceará até o fim de 2018.

“Esses acordos colocam o nosso Estado na ponta da área tecnológica de produção de medicamentos, podendo ser capaz de fazê-los por meio da nanotecnologia e da biotecnologia, além de produzir vacinas para doenças raras, por exemplo”, destacou o deputado.

Para ele, as parcerias são ainda mais importantes em um momento em que o Governo Federal tem retirado recursos nas áreas de pesquisa. “Pesquisadores de todo o País estão manifestando o seu descontentamento com a redução de investimentos nos campos de pesquisa, transformando-nos em meros importadores de tecnologia e commodities”, apontou.

Carlos Felipe destacou ainda a realização da 3ª reunião do Fórum Permanente em Defesa do SUS – Caminhos da Saúde no Ceará – a ser realizada nesta tarde, a partir das 14h, no Salão Nobre da Presidência da Assembleia Legislativa.

“Neste evento, o secretário estadual de saúde, Henrique Javi, vem propor um projeto de educação em saúde pública nos mesmos moldes do Programa de Alfabetização na Idade Certa (Paic), para avaliar, com indicadores próprios, o desempenho dos municípios na gestão do sistema de saúde, premiando aqueles que cumprirem as metas”, salientou o deputado.