Secitece: Feira do Conhecimento apresentará produtos cearenses

Apresentar a criatividade do povo cearense e o que é produzido no Ceará na área de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) é o que pretende a Feira do Conhecimento, o maior evento de ciência, tecnologia, inovação e negócios do Estado.

Secitece: Feira do Conhecimento apresentará produtos cearenses

“Vamos transformar a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e Inovação, que acontece todos os anos, em uma grande exposição dos produtos criados e produzidos no Ceará", afirmou o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, durante a solenidade de lançamento da Feira do Conhecimento, realizada na última sexta-feira (01), no auditório do Sebrae-CE. "Queremos mostrar o que é nosso, com gente nossa, reunindo em um só lugar academia, comunidade, jovens empreendedores, indústria”, completou.

Para Inácio Arruda, um dos caminhos para diminuir a pobreza do nosso Estado e aumentar a riqueza é através da tecnologia, da inovação, da atração de empresas. Ele ressaltou a necessidade de apresentar à sociedade cearense tudo que é produzido nesse setor. “Muitos dos objetos que compramos em outros países já são fabricados aqui e muita gente não sabe”, disse o secretário, que quer apresentar o Ceará como indutor e catalisador da transferência de ciência e tecnologia".

Ainda durante o lançamento, que reuniu representantes do setor público e atores do ecossistema de tecnologia e da inovação, foi apresentada a logomarca da feira e os eventos que vão acontecer simultaneamente. A Feira do Conhecimento: Ciência, Tecnologia, Inovação e Negócios será realizada no período de 26 a 29 de outubro, no Centro de Eventos do Ceará. A expectativa é reunir cerca de 10 mil pessoas, entre jovens empreendedores, empresários, estudantes, professores, pesquisadores, gestores e comunidade.

A secretária Executiva da Secitece, Nagyla Drumond, apresentou, na ocasião, a planta baixa da Feira do Conhecimento, que será instalada em dois pavimentos do Centro de Eventos, com mais de 90 expositores das áreas de startups e empreendedorismo, inclusão digital, ensino superior e profissional, educação à distância, empresas de tecnologia da informação, energia, água, clima, popularização da ciência, cultura e governo.

A programação, totalmente gratuita, contará ainda com palestras, oficinas, maratonas e atividades diversas como robótica, jogos digitais, física, química, biologia, matemática, fotografia, dentre outros.

A Feira do Conhecimento é uma realização da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece), com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade Estadual do Cariri (URCA) e Universidade Regional do Vale do Acaraú (UVA).