Ao lado de Temer, Dodge diz que brasileiro “não tolera a corrupção”

Raquel Dodge tomou posse nesta segunda-feira (18), se tornando a primeira mulher a ocupar a Procuradoria Geral da República. Numa cerimônia rápida, Dodge afirmou que no comando do Ministério Público Federal vai “defender a democracia, zelar pelo bem comum e meio ambiente” e garantir que ninguém esteja “acima da lei”.

Posse Raquel Dodge PGR - Agência Brasil

Após a execução do Hino Nacional, Michel Temer, que compareceu à solenidade, assinou o termo de posse de Dodge. “Estou ciente da enorme tarefa que está diante de nós e da legítima expectativa a que seja cumprida com firmeza, equilíbrio e coragem”, disse a procuradora, que vai comandar a PGR pelos próximos dois anos.

Raquel ficou em segundo lugar na eleição da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) e foi indicada por Temer, assumindo o cargo após quatro anos de gestão do procurador Rodrigo Janot, que apresentou duas denúncias contra Temer.

“Quarenta e um brasileiros assumiram este cargo [procurador-geral]. Alguns em ambiente de paz e muitos sob intensa tempestade. A nenhum faltou a certeza de que o Brasil seguirá em frente, porque o povo mantém a esperança em um país melhor, interessa-se pelo destino da nação, acompanha investigações e julgamentos, não tolera a corrupção e não só espera, mas também cobra resultados”, afirmou Dodge.

Ao se referir à corrupção, Dodge citou uma frase do papa Francisco: “A corrupção não é um ato, mas uma condição, um estado pessoal e social, no qual a pessoa se habitua a viver”.

Ela também enfatizou que o Supremo Tribunal Federal “tem distinguido o Ministério Público com sua atuação fundamentada, respeitosa e republicana em tudo condizente com a harmonia que interessa aos cidadãos, ao entregar de modo célere a prestação jurisdicional que lhe é reclamada como guardiã da Constituição”.

Por fim, Dodge destacou que os desafios são inúmeros e que sabe que não serão fáceis de serem vencidos, “mas confirmo que os problemas serão encarados com seriedade, com fundamento na Constituição e nas leis, porque cada membro do Ministério Público brasileiro está pronto e motivado, como sempre esteve, para exercer todas as suas atribuições constitucionais. Estarei com eles e ao lado deles”.